Palmas é a primeira cidade a receber pesquisa de inclusão social da Fiocruz

Gabinete do Vice-Prefeito

Autor: Deni Rocha | Publicado em 08 de fevereiro de 2017 às 09:31

A Vice-prefeita, Cinthia Ribeiro, recebeu na noite desta terça, 07, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vão iniciar neste ano o Estudo Exploratório sobre a implementação do Projeto de Inserção Social para Usuários de Drogas em situação de vulnerabilidade, no Brasil, iniciando a pesquisa por Palmas.

Palmas foi a primeira cidade selecionada para receber essa pesquisa que será realizada em seis municípios brasileiros e é financiada pela Open Society Foundations, porque cumpriu as determinações do projeto básico da Fundação,   com a implantação  do programa " Palmas que te acolhe". A primeira etapa da pesquisa deve ser concluída até abril.

Cinthia Ribeiro destaca que a parceria da Fiocruz com a gestão municipal, por meio da Fundação da Juventude, dá um novo dinamismo ao programa "Palmas que te acolhe" que tem um olhar amplo para com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. "Eu acredito que ao final vamos colher muitos pontos positivos com a reintegração na sociedade de pessoas que vivem em situação vulnerável, além de recebermos uma plataforma completa para ser aplicada neste e em outros programas ainda nessa gestão", finaliza Cinthia Ribeiro.

Segundo a professora e pesquisadora da Fiocruz, a psicóloga Pilar Belmonte, o resultado da pesquisa servirá como instrumento que dará visibilidade ao gestor do trabalho que está sendo realizado, seus resultados, insumos gastos entre outros. "É um instrumento fundamental para a gestão conhecer a eficiência do programa e seus efeitos", disse.

A Pesquisa

O objetivo principal da pesquisa é documentar as etapas iniciais de implementação e desenvolver uma proposta que permita monitorar a plena implementação dos Projetos de Inclusão Social (PIS) nos municípios. Os PIS em questão são financiados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e recebem também o apoio do Projeto Redes, que é fruto de uma parceria entre a Senad e a Fiocruz.

Os resultados oriundos desta pesquisa serão utilizados para subsidiar o planejamento de políticas e ações sociais e de saúde em Palmas, como o recém lançado programa “Palmas que te acolhe”, que é um projeto de inserção social que trabalha a garantia de direitos para pessoas em situação de rua e que fazem o uso problemático de álcool ou outras drogas. O projeto trabalha quatro eixos com seus beneficiários, sendo eles: moradia, alimentação, formação e trabalho, cultura e lazer, o que garantiu ao município ser escolhido como uma das seis cidades a receber a equipe da Fiocruz.

O projeto "Palmas que te acolhe" é pioneiro em Palmas e está no início de sua execução. Desde sua implantação já realizou busca ativa em toda Capital mapeando e atendendo mais de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade, catalogando os locais onde existem pessoas em situação de rua, criando vínculos e garantindo direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.