Palmas é escolhida para participar de projeto sustentável do Governo Federal

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 02 de maio de 2023 às 12:39

Capital está entre as 12 cidades do país que foram selecionadas para receber consultoria, com perspectiva de firmar parceria e captação de recursos

A cidade de Palmas está entre os 12 municípios do país escolhidos para receber assessoramento do Governo Federal, com a possibilidade de firmar parcerias em projetos demonstrativos nas áreas de desenvolvimento urbano integrado e sustentável, por meio do projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS). A ação é fruto da parceria entre o Ministério das Cidades e a Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, financiado com recursos do Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup) concorreu à seletiva com o projeto “Qualificação Socioambiental na Área do Córrego Machado - Regularização Fundiária e Criação de Parque Linear”. Segundo a pasta, a escolha do córrego que banha a Capital tem como objetivo qualificar e recuperar a Córrego Machado, destinando aos seus habitantes espaços de esporte, lazer, cultura e de recreação.

Além do trabalho de recuperação ambiental, a iniciativa busca promover a regularização de assentamentos informais nas imediações do córrego. A finalidade é assegurar a devida qualidade de vida e ambiental para a população local, pertencente a Região de Planejamento Sul de Palmas, tornando a cidade mais inclusiva, sustentável e humanizada.

‘’Apesar da existência de diversos projetos de infraestrutura e de regularização fundiária, que já estão sendo desenvolvidos pela prefeitura no entorno do Córrego Machado, uma grande vontade da gestão municipal e da população é a qualificação desta área. Ali temos a oportunidade de desenvolver um projeto que alie a preservação ambiental com a ampliação de soluções de esporte e lazer, trazendo mais qualidade de vida para os moradores da região,’’ destacou o presidente interino do Impup, Lúcio Cavalcante.

Nesta primeira etapa, as 12 propostas dos projetos irão passar por um processo de consultoria especializada que será fornecida pelo DUS. Ainda nesta fase, os municípios beneficiados terão a oportunidade de trocar experiências para aprimorar e evoluir as propostas, seguindo os objetivos e particularidades de cada projeto. Já na próxima etapa, apenas seis municípios seguirão com suas propostas no projeto.