Palmas ganha identidade de marca turística inédita na região Norte

Agência de Turismo

Autor: Juliana Matos | Publicado em 31 de março de 2023 às 07:58

Palmas é a primeira cidade do Norte do Brasil a desenvolver uma marca turística própria. Já na próxima semana, a campanha ‘Quem conhece Palmas se apaixona’ será levada para evento internacional especializado, o WTM Latin America 2023, para apresentação da marca a empreendedores do segmento turístico, Ministério do Turismo e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Campanha oferece a todo segmento turístico guia gratuito com identidade visual padronizada para publicidade voltada a turistas. O evento acontece de 3 a 5 de abril em São Paulo (SP).

Resultado de parceria entre a Prefeitura de Palmas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o lançamento oficial aconteceu na noite da última quinta-feira, 30, na Agência Municipal de Turismo (Agtur). A campanha é composta por peças publicitárias dedicadas a vender Palmas como destino turístico com atrativos para turistas interessados em roteiros cujos diferenciais sejam bons índices de segurança, trânsito fluido, boa culinária, trilhas ecológicas, cachoeiras, praias de água permanentes, passeios, atividades de lazer e esportes no lago e porta de acesso a atrações naturais no interior do Tocantins, como as Serras Gerais e o Jalapão.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, destaca que o Jalapão foi recentemente classificado pela revista Melhores Destinos como o quinto ponto mais visitado do Brasil e essa é uma grande oportunidade para que Palmas também se solidifique no roteiro de viagens nacionais. “Já no Tocantins, a divulgação começa nesta próxima semana também para trazer o turista que está dentro do estado ou de estados vizinhos”, frisou Lyra.

Utilização da marca

A prefeita Cinthia Ribeiro ressaltou que a marca não pertence a esta gestão. Trata-se de uma identidade permanente como destino turístico. “Grandes cidades como Paris, Dubai e Cancun possuem sua marca própria. É mais que identidade visual, é a marca do turismo na Capital. Estamos falando de uma identidade que agrega valor e vai ser utilizada pela rede hoteleira, bares, restaurantes, por todos os atores envolvidos no turismo na nossa cidade”, explicou a prefeita.

A campanha também será exibida em breve em aeroportos e oferecida gratuitamente a todo segmento empresarial turístico, que envolve desde pousadas, bares, restaurantes, taxistas e pequenos empreendedores interessados em reproduzir a marca em souvenirs, por exemplo.

O guia de identidade visual da campanha demonstra peças em que a marca poderá ser aplicada para divulgação de Palmas como destino turístico. Alguns exemplos de aplicação são outdoors, painéis, squeezes, bolsas de praia, sombreiros e bótons, por exemplo.

Há ainda vídeos institucionais que vendem Palmas como destino perfeito para amantes do sol, de aventuras na natureza, clima serrano aconchegante e também de portal de entrada para o Jalapão, entre outros atrativos. A arquitetura da última capital planejada do século XX e a influência da cultura indígena também estão presentes na identidade visual da marca.

Segundo o Sebrae, é o artista local Marcelo Sodré quem assina as artes da campanha. “O turismo tem papel social grande, gera desenvolvimento econômico. Uma parceria como essa eleva todos os entes envolvidos no processo turístico, vem fortalecer o trade turístico, criando marcas, branding, fazendo com que a sociedade entenda que precisamos estar preparados para receber bem nosso turista”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos.

Segmento turístico

Sócios da agência Jalapão Oficial, Samara Krause e Jônatas Krause participaram do evento de lançamento. “A campanha vai ser bem útil para nós. O turista que levamos ao Jalapão normalmente deixa reservado um a dois dias para visitar Palmas. Então vai nos ajudar muito a divulgar os atrativos e potencialidades de Palmas”, disse Samara.

Daniel Bezerra da Agência Sem Limites Expedições regressou recentemente de trabalho de divulgação de Palmas em Portugal. “A proposta da campanha é muito boa. Precisamos exatamente desse tipo de incentivo, porque o público que vem ainda chega sem muita informação sobre o destino”.

Para o presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas e da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, a ideia precisa ser aproveitada por todos. “Achei maravilhoso, dou meus parabéns a Prefeitura e ao Sebrae por buscar vender essa imagem. O turismo estimula muito a economia, do taxista ao restaurante, é uma indústria que gera emprego, impostos e é fundamental. Precisamos desse segmento mais forte”.