Palmas ganha segundo ecoponto para coleta de óleo de cozinha usado

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 17 de junho de 2021 às 14:25

Óleo residual deve ser levado em embalagem plástica simples, como garrafa pet, e ser depositado em contêiner no estacionamento do TJTO

Palmas ganhou mais um ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado. Além da Feira da 304 Sul, outro local para descarte do óleo de cozinha usado está instalado no estacionamento externo do Tribunal de Justiça (TJTO), na Praça dos Girassóis. Armazenado em embalagem plástica simples, como garrafas pet, o material levado ao ponto de descarte deve ser depositado em contêiner branco, situado na lateral do tribunal, ao lado de contêineres coloridos destinados à coleta seletiva de recicláveis do Programa Renova Palmas.

A instalação nesta quinta-feira, 17, do ecoponto de óleo residual é resultado de parceria da Fundação de Meio Ambiente (FMA) de Palmas e TJTO. "Esta é uma ação importantíssima de alcance pedagógico, econômico e sustentável e de alcance a toda sociedade já que o ecoponto ficará no estacionamento. Nossa intenção aqui é fomentar medidas sustentáveis que venham a beneficiar as próximas gerações", disse o presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, durante solenidade de inauguração do ecoponto.

Segundo a FMA, o recolhimento de recicláveis depositados nos contêineres do estacionamento do TJTO acontece duas vezes por semana e do óleo residual depositado no ecoponto será conforme a demanda.

Parceria enriquecedora

Para o presidente da FMA, Fábio Barbosa, a parceria dá força a iniciativas em andamento pelo tribunal e servirá de exemplo para que ações semelhantes sejam adotadas por outras entidades. "Para nós a parceria é de grande valia dada a representatividade que o Poder Judiciário possui e que pode servir de oportunidade para futuros novos parceiros se espelharem", ressaltou Barbosa.

O TJTO desenvolve Plano de Logística Sustentável que garante a separação e destinação de resíduos recicláveis produzidos dentro do tribunal a cooperativas de catadores de recicláveis. O tribunal também está construindo, na lateral da instituição, uma estação de resíduos para pesagem e armazenamento temporário de recicláveis.

A vice-corregedora e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS-PJTO) e coordenadora da Rede TO Sustentável, desembargadora Ângela Prudente, frisou que a parceria com a FMA fomenta geração de renda a catadores impactados pela pandemia e que embasará para projetos semelhantes, inicialmente, previstos para outras comarcas do Judiciário Tocantinense.