Palmas Home School: Mães assumem papel de professores para se adaptarem à rotina escolar dos filhos durante a quarentena

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação | Publicado em 09 de maio de 2020 às 14:03

 Secretaria Municipal da Educação criou a ferramenta ‘Palmas Home School’ com o objetivo de manter a rotina educacional das crianças


Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), milhares de famílias tiveram que reinventar a forma de viver, mantendo o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, sem sair de casa. Para quem tem filhos, essa tarefa é um pouco mais trabalhosa, afinal, além do home office, medida adotada por questões de segurança, neste período de isolamento social, ainda é necessário organizar o tempo para ajudar os pequenos nas atividades escolares em casa.

 

Com as aulas suspensas na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal da Educação criou a ferramenta ‘Palmas Home School’, com o objetivo de manter a rotina educacional das crianças, por meio de textos, atividades, vídeos, livros literários, sugestão de sites, brincadeiras, dentre outros. Nessa hora o papel da família é fundamental para ajudar na concentração e conclusão das atividades, uma vez que, os professores não estarão presentes.

 

Mãe de dois alunos da Escola Municipal Olga Benário, Gabriela Volek contou que em meio a tantas mudanças, em decorrência desse vírus, sua família fortaleceu laços, ficou mais unida e agora, ela e o marido podem acompanhar de perto tudo que as crianças estão aprendendo. “O momento ao qual o país vive é muito delicado, mas dentro deste cenário, precisamos cuidar ainda mais de quem amamos. É momento de refletirmos, dedicarmos mais tempo aos nossos filhos, ensiná-los, entendê-los. Nosso tempo sempre foi muito corrido, tanto o meu quanto o do meu esposo, mas, agora, posso acompanhar e ajudar Cecília e Lucca com as tarefas escolares, ver o grau de dificuldades deles e assim, contribuir com o desenvolvimento e o crescimento dos meus filhos. Ser mãe é isso”, disse.

 

Outra mãe que está aproveitando o momento para curtir as duas filhas é Lays Rodrigues, que destacou “precisamos valorizar mais os professores, que se dedicam com amor a árdua tarefa de ensinar nossos filhos”. A mãe que largou a vida profissional para cuidar das filhas, afirmou ainda que a cada dia elas vivem uma nova conquista juntas e isso é impagável. “Temos que olhar a vida com positividade, esse momento nos deu a oportunidade de nos aproximar das nossas crianças e, a cada conquista delas, seja nas ações, quanto no aprendizado, nós ganhamos também e que orgulho sentimos”, contou.

 

A ferramenta Palmas Home School teve 48.632 acessos até este sábado, 09. Ela pode ser acessada na página principal da Prefeitura ou pelo link https://www.educacaopalmas.com.br

 

Para quem não possui acesso à internet, as escolas municipais estão fornecendo as atividades impressas, por semana, sendo a retirada em um dia específico para cada série/ano. Os materiais podem também ser impressos e estão divididos por ano escolar.

 

 








Edição: Lorena Karlla