Gabinete da Prefeita
Autor: Deni Rocha | Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 13:03
Atualmente existem cinco aplicativos disponíveis para a população e WhatsApp do Resolve Palmas
Em Palmas a iniciativa de investir em tecnologia
para encurtar a distância entre governo e cidadão tem garantido um canal de
muita interatividade. Os aplicativos e as novas plataformas digitais
possibilitam ao cidadão mais acesso para fazer reclamações, denuncias ou
sugestões.
Atualmente, além do WhatsApp do Resolve
Palmas (63) 9 9283-7597, o Resolve Responde que esclarece dúvidas, a Prefeitura
oferece cinco aplicativos para a população interagir e acompanhar à gestão. São
eles:
Sine Fácil/Bem Cidadão
O aplicativo ajuda quem está procurando uma
nova oportunidade de trabalho em diferentes áreas. Segundo Secretaria de Desenvolvimento
e Emprego (Sedem), o trabalhador pode pesquisar vagas de emprego, agendar
entrevistas com empregadores, visualizar as entrevistas agendadas pelo
aplicativo, verificar sobre o direito do abono salarial, consultar situações de
seguro desemprego e acessar outros serviços de seu interesse. Para isso, é
necessário fazer o cadastro no Sine/Bem Cidadão.
De acordo com a Sedem, qualquer pessoa pode
baixar o aplicativo, que é gratuito e está disponível na versão Android, e em
breve no sistema iOS. Esclarece ainda
que a finalidade do aplicativo é facilitar a vida do cidadão. Para mais
informações, acesse o portal empregabrasil.mte.gov.br
Já o Bem Cidadão é um sistema gerido pela
Sedem que organiza as informações sobre o mercado de trabalho, identifica o
trabalhador e fornece subsídios ao sistema educacional e de formação de mão de
obra com apoio do Sine estadual.
Alô Pequi
Lançado em agosto de 2015, o Alô Pequi já
recebeu mais de 3.934 chamados através do app e do telefone, solicitando
serviços de tapa-buracos, roçagem, iluminação pública, poda de árvores,
recolhimento de animais mortos, galhada e entulho.
O cidadão baixa o aplicativo, através dos
sistemas iOS, Windows Phone, Android. É
necessário fazer um breve cadastro, com nome, CPF, email e senha. O sistema
permite abrir uma solicitação e acompanhar a execução do serviço por meio de
imagens do “antes” e “depois”.
Meu Busão
A Prefeitura disponibilizou o aplicativo Meu
Busão através de um termo de cooperação técnica, celebrado em maio de 2014 com
bacharel em Sistemas de Informações Luídne Mota, que criou o aplicativo. O Meu
Busão fornece os horários e as rotas das linhas de ônibus da capital. Além
disso, permite que a pessoa saiba, em tempo real, onde o ônibus está passando.
Em contrapartida, o Município fornece todas as informações de horários e
itinerários para o uso no aplicativo.
O aplicativo está disponível para download
desde fevereiro de 2014. De lá para cá, cerca de 50 mil pessoas já baixaram o
Meu Busão, que pode ser usado em smartphones
que possuem o sistema Android.
FCP
Existe ainda o FCP, aplicativo da Fundação
Cultural de Palmas que permite que todos os cidadãos tenham acesso a todas as
atividades culturais da cidade, com o objetivo de valorizar a identidade e a
diversidade cultural, bem como apoiar iniciativas voltadas à criação, produção,
exposição e repercussão de trabalhos artísticos e culturais.
Saúde Palmas
Usuários do Sistema Único de Saúde de Palmas
têm à disposição o aplicativo Saúde Palmas com informações úteis para o cidadão
que vão desde os endereços e telefones das unidades de saúde até a lista de
medicamentos disponibilizados pelo Município. O app foi desenvolvido pelo Núcleo de Telesaúde da Fundação Escola de
Saúde Pública de Palmas (NutFesp).
O app
Saúde Palmas já está disponível para plataforma Android e em breve estará também para iOS. O cidadão pode baixar o app na loja virtual do seu celular,
fazer o cadastro, preenchendo dados como nome, nome social, número do Cadastro
de Pessoa Física, telefone e e-mail, e ainda cadastrar uma senha e partir daí
usufruir dos benefícios da ferramenta.