Palmas para o Brincar abre comemorações do aniversário da Capital

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed / Edição: Denis Rocha | Publicado em 20 de maio de 2024 às 04:48

Programação segue até 29 de maio em diversas regiões

Abrindo as comemorações do aniversário de 35 anos de Palmas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou na manhã deste domingo, 19, na Praça do Bosque,  o projeto ‘Palmas para o Brincar’, cujo tema inspirador é “Vem pra roda – No ritmo do Brincar”. O evento que acontece anualmente, faz parte da programação da 15ª Semana Mundial do Brincar, proposta pelo movimento Aliança pela Infância com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional da criança. As atividades seguem até o dia 29 de maio, conforme programação, em diversas regiões e espaços como parques e praças.

Durante toda a manhã, centenas de famílias de crianças que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da região central da capital que atendem a Educação Infantil e compõem o polo ‘Amigos do Pula Corda’, estiveram reunidas no Bosque dos Pioneiros participando de diversas atividades recreativas e educativas com danças, gincanas e brincadeiras como pular amarelinha, brincar de pique-esconde, pular elástico, soltar pipa, remexer com o bambolê, jogar queimada, dentre outras. A animação do evento ficou a cargo da equipe do Cmei Romilda Budke e do palhaço Batatinha Frita e sua trupe.

Morando em Palmas há pouco mais de um ano, Larissa Alves, mãe das pequenas Eloyse e Emanuelly conta que acordaram cedo em pleno domingo para poder participar do evento porque considera importante que a família participe das ações propostas pela escola. "São momentos importantes para as crianças, ainda mais nessa fase da vida que é base, onde elas constroem memórias que levarão para a vida toda, por isso, acho muito importante esses momentos em família propostos pela escola", disse.

Prestigiando a programação, o secretário da Educação, professor Fábio Chaves, agradeceu o empenho e dedicação de todos os profissionais envolvidos na ação afirmando que todos estavam imbuídos em ‘fazer tudo o que está ao alcance para entregar o melhor para as crianças, a melhor educação, mas também, muito carinho, muito cuidado e muito amor", disse, acrescentando que "esse é um evento que forma boas memórias para as crianças, memórias acerca desse período tão bonito da vida delas, que é o período de estudar e de brincar".

Segundo o secretário, o 'Palmas para o Brincar' é um projeto tão importante para a gestão que, a pedido da prefeita Cinthia Ribeiro, foi elaborado um projeto de lei para institucionalizar o evento e incluí-lo no Calendário Oficial do Município. "Dessa forma, todos os anos, independentemente da gestão ou direcionamento do governo, o evento acontecerá", afirmou.