Palmas participa da VII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus da WRI Brasil

Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte

Autor: Marcio Greick | Publicado em 02 de dezembro de 2020 às 18:44

Novo encontro acontece nesta quinta-feira, 03, dedicado ao projeto Percepção do Transporte Coletivo no pós-pandemia

Conhecer as experiências das pessoas com o transporte público antes e durante a pandemia, gerando reflexões e ideias para construção de uma narrativa e práticas que aumentem a confiança na utilização por parte dos usuários da Capital. Este é o objetivo da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), após participação nesta quarta-feira,2, da VII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus da WRI Brasil, de forma online, realizada pela manhã, quando debateram mecanismos para manter, melhorar e avançar na gestão do transporte coletivo durante a pandemia.

Nesta quinta-feira, 03, das 10 às 12h30, de forma online, será realizado novo encontro de gestores públicos via webinar da VII Reunião Geral do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus da WRI Brasil.

E na manhã desta quarta, foi apresentado o resultado da pesquisa qualitativa realizada pelo  Instituto de Pesquisa - WRI, com o trabalho de escuta de um grupo de 12 pessoas, três horas de conversa em uma sala virtual, mais dois dias de grupo de WhatsApp com trocas estimuladas, que são clientes do transporte coletivo por ônibus, em nove cidades do Brasil, incluindo Palmas.

A webinar teve a participação de até quatro representantes de cada cidade/instituição, como é o caso do diretor de Gestão de Transporte da Sesmu, Diogo Nunes, ao falar que a metodologia utilizada na pesquisa do WRI, deverá ser utilizada pelo órgão na Capital. “Foi uma oportunidade de conhecer uma boa prática realizada pela WRI e que podemos executar em nosso município posteriormente, construir uma metodologia que nos permita conhecer as percepções dos usuários palmenses do transporte coletivo, principalmente relacionadas à pandemia e quais os anseios da população em relação a esse serviço”, completou ele.

Programa QualiÔnibus

O Programa QualiÔnibus tem por objetivo qualificar o serviço de transporte coletivo por ônibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil com o apoio financeiro e conceitual da FedEx Corporation, o programa visa atrair e manter clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar mais sustentável o transporte coletivo nas cidades.

WRI

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

Fonte de pesquisa.