Palmas participa de Aula Magna “Saberes do SUAS: emergências e calamidades”

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Secom | Publicado em 24 de junho de 2022 às 15:04

Estado do Tocantins sediou evento após se destacar nos processos de formação do corpo técnico que atua nos municípios

A importância dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a capacitação permanente destes profissionais foi abordada pela gestão municipal durante  a 4ª Aula Magna “Saberes do SUAS: emergências e calamidades” que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia,na manhã desta sexta-feira, 24. O Tocantins se destacou nos processos de formação do corpo técnico que atua nos municípios por meio metas pactuadas do Programa CapacitaSUAS e, por isso, foi o estado escolhido para sediar o evento.

“A iniciativa do Ministério da Cidadania de proporcionar momentos como este é imprescindível pois os profissionais do SUAS não se furtam a estar presentes, atendendo a população nos momentos mais difíceis, nas emergências, nas calamidades. Capacitá-los, prepará-los e dar condições para que atendam a população com qualidade, com segurança e com rapidez é, sem dúvidas, a melhor maneira de apoiá-los”, destacou a secretária do Desenvolvimento de Palmas, Simone Sandri, durante a abertura do evento.

“Quero agradecer aos trabalhadores e dizer que estamos felizes em trazer esse evento para esse estado. Espero que todos possam aproveitar a aula Magna que vai trazer reflexões sobre momentos de emergência vividos no Brasil, como por exemplo, o rompimento da barragem em Mariana (MG)”, destacou o representante da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, e diretor do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Miguel Ângelo. A aula magna teve como palestrantes a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Drª Antenora Siqueira e o controlador geral do município de Mariana-MG, Juliano Barbosa.

Saberes Suas

A Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, firmou parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a oferta de dois cursos. São ofertadas 9.000 vagas nesta etapa, sendo 4,5 mil destinadas para trabalhadores em funções de nível superior e 4,5 mil para trabalhadores em funções de nível médio.

O curso exclusivo para os profissionais de nível médio abordará as funções próprias deste nível de formação, sendo uma ação inédita, pela qual reforçamos a importância de todos os trabalhadores do SUAS. Serão priorizados os estados que alcançaram a meta do Programa CapacitaSUAS.