Palmas promove o ‘I Fórum de Farmácia Clínica de Palmas’ e o ‘I Encontro de Residentes de Farmácia do Tocantins’

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 30 de agosto de 2019 às 15:42

Temas sobre os cuidados clínicos prestados pelos farmacêuticos na saúde pública, a aplicação dos protocolos, a qualidade dos serviços e a aceitação social da farmácia clínica serão debatidos


A atuação  dos farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital estará em foco no  ‘I Fórum de Farmácia Clínica de Palmas’, que será realizado no dia 19 de setembro, no auditório do Senac -TO. No mesmo espaço, ocorrerá também o ‘I Encontro de Residentes de Farmácia do Tocantins’. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação de Escola de Saúde Pública de Palmas, em parceria com Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), universidades e de outras entidades da área da saúde. 

 


Durante o evento, temas relevantes sobre os cuidados clínicos prestados pelos farmacêuticos na saúde pública, a aplicação dos protocolos, a qualidade dos serviços e a aceitação social da farmácia clínica por parte dos usuários do SUS e gestores públicos e privados serão debatidos. 

 


Para abertura do evento, prevista para às 8 horas, está prevista a palestra sobre a atuação farmacêutica no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Ainda pela manhã, ocorrerão mesas redondas, debates e trocas de experiências entre os profissionais. A tarde começa com a palestra do mestre em Saúde Coletiva, o farmacêutico Felipe Tadeu Carvalho, com o tema ‘Cuidado Farmacêutico: Ressignificando a Prática Farmacêutica no SUS’. Para finalizar o dia será  apresentado o projeto para implantação da Farmácia Clínica na rede municipal de saúde de Palmas.

 


Os interessados em participar da programação pode se inscrever gratuitamente pelo endereço eletrônico no período de 1º a 16 de setembro. O evento é aberto aos profissionais de farmácia, docentes e universitários do curso de Farmácia. 

 


Para Karenina Pegado, a promoção do Fórum é mais uma iniciativa da gestão municipal no  fortalecimento da farmácia clínica e dos profissionais farmacêuticos no SUS. “Estamos vivendo um momento de ascensão nos serviços clínicos prestados pelos farmacêuticos tanto nos setores públicos quanto na rede privada, portanto  precisamos estar atentos às novas necessidades em saúde, buscando o fortalecimento dos cuidados clínicos prestados pelos farmacêuticos”, observou lembrando que os profissionais de farmácia representam uma força de trabalho imensa, com a capacidade de contribuir e melhorar o sistema de saúde em todo o País.

 


Farmácia Clínica 

 


O serviço de clínica farmacêutica atende as necessidades dos usuários relacionados aos medicamentos de forma integrada, contínua, segura e efetiva, visando à obtenção de resultados terapêuticos concretos.

 


Objetivos principais da farmácia clínica são:

 


Maximizar o efeito clínico de medicamentos, isto é, utilizar o tratamento mais eficaz para cada tipo de paciente;

Minimizar o risco de efeitos adversos induzidos por um tratamento;

Reduzir o tempo do processo de terapia;

Monitorizar a conformidade do tratamento com o paciente;

Incentivar a adesão ao processo;

Garantir o uso correto do medicamento;

Promover a qualidade de vida do paciente.



 




Edição e postagem: Lorena Karlla