Palmas realiza primeira formatura de Operador de Ronda Ostensiva Municipal

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 24 de agosto de 2021 às 09:50

Evento foi realizado na segunda, 23, no Quartel da Guarda Metropolitana de Palmas, com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro

Depois de 21 dias de aulas, a formatura da primeira turma do curso de Operador de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), promovido pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), foi realizada nessa segunda, 23, no Quartel da Guarda Metropolitana de Palmas, com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro. “Estou muito orgulhosa da GMP pela realização deste curso. A determinação e a força desses agentes são motivos de orgulho. Tenho certeza de que, depois desta formação, nossa segurança pública estará melhor capacitada. Palmas é uma referência quando o assunto é segurança”, destacou a prefeita.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Coronel Alaídes Machado, falou da alegria de presenciar este momento histórico para a segurança pública de Palmas. “Esta é a primeira de muitas formações da Romu, pois estamos preparados para realizar outras edições. Hoje, com certezas, estes homens e mulheres estão ainda mais preparados para proporcionar uma melhor e maior segurança a nossa cidade e aos demais municípios que formamos”, avaliou.

O curso incluiu disciplinas que abordaram temáticas relativas ao exercício operacional de patrulhamento tático e urbano, adentramento em áreas de matas, ambientes confinados, imobilização, dentre outras, e contou com a participação de agentes de outras 15 cidades de oito estados. Ao todo, 32 agentes se formaram.

Representante de turma, o agente Alfredo Martins, que veio do Paraná, se emocionou ao falar dos desafios e dificuldades enfrentados para a conclusão do curso. “Com certeza, estamos saindo melhor do que chegamos. Volto para minha cidade melhor capacitado e com muita vontade de fazer e de contribuir. O fim não é aqui, pelo contrário, isto é só o começo”.

Depois de apresentar a turma de formandos, o subinspetor e coordenador da divisão da Romu, Antônio De Amorim Junior, falou da importância desta formação. “Promover este curso é a realização de um sonho. Gostaria de agradecer a gestão municipal por entender a importância de capacitar nossos agentes. Fazemos patrulhamento dia e noite a favor da vida das pessoas, com uma postura firme e digna”.

Homenagem

A primeira turma do Curso de Operador de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) recebeu o nome do subinspetor Acácio de Sousa Dares, 45 anos, que faleceu em fevereiro deste ano vítima da Covid-19.

Ao cumprimentar a família de Acácio, a prefeita Cinthia Ribeiro se emocionou. “Ele fez parte da história de Palmas, da história da Guarda e da minha história. Era um homem de bem,” lembrou a prefeita. Quando faleceu, o agente atuava na escolta da Chefe do Executivo Municipal.