Palmas recebe condecoração internacional por enfrentamento à crise climática

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 28 de abril de 2023 às 12:21

GCoM concedeu duas medalhas à Capital tocantinense referente às ações apresentadas em 2022

Palmas acaba de receber mais uma condecoração de uma entidade internacional por seu compromisso e iniciativas para enfrentamento da crise climática. Desta vez, o reconhecimento veio por parte da Global Covenant of Mayors for Climate & Energy -  Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia - (GCoM). Esse reconhecimento foi expresso por meio de duas medalhas, sendo uma pelas ações empreendidas na mitigação do clima e outra, pelas ações na adaptação ao clima. A concessão das medalhas foi baseada em dados do município, reportados por meio do Sistema Unificado de Reporte CDP-ICLEI em 2022.

“Receber este reconhecimento internacional mostra que as ações que estamos desenvolvendo em prol do enfrentamento da crise climática são assertivas. É uma honra ver que estamos no caminho certo, cuidando de Palmas e do nosso planeta”, frisa a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

A presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Meire Carreira, detalha que o reconhecimento é reflexo das ações e programas que vêm sendo executados pela Prefeitura de Palmas. Por exemplo, a arborização urbana, a coleta seletiva de lixo, o Programa Palmas Solar, a substituição na iluminação pública das lâmpadas comuns pelas de LED, entre outros.

“Esse reconhecimento coloca Palmas em um nível de governos comprometidos, voluntariamente, com a mitigação dos gases de efeito estufa e que busca caminhos para a resiliência, frente às mudanças climáticas”, reforça Meire. E, ainda reforça o compromisso da gestão em manter e ampliar a política ambiental, privilegiando iniciativas que visem à preservação dos recursos naturais e que impactam de forma positiva o meio ambiente.

“Por meio de seu compromisso ativo para uma ação climática ambiciosa, Palmas faz parte de uma resposta histórica e poderosa das cidades do mundo para enfrentar a crise climática. O compromisso de Palmas com o GCoM conecta a cidade à maior aliança global comprometida com a liderança climática das cidades, com base no compromisso de mais de 12.600 governos locais de seis continentes, representando mais de um bilhão de cidadãos em todo o mundo”, diz o comunicado da entidade, para informar que a Capital recebeu esse reconhecimento.

Entidade

O GCoM é uma convenção internacional, que reúne prefeitos de várias partes do mundo, que estão comprometidos com a busca de alternativas que privilegiem a sustentabilidade, o uso de energias limpas, dentre outras ações de proteção e preservação do meio ambiente.

De acordo com o GCoM, as cidades comprometidas concordam em avançar em ações para  reduzir as emissões de gases de efeito estufa, identificar  e se adaptar aos riscos associados às mudanças climáticas e aumentar o acesso à energia limpa e acessível. “À medida que Palmas implementa seus compromissos climáticos, seu progresso é reconhecido por um sistema de medalhas compartilhadas com a comunidade global.”

Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Redação Secom