Palmas recebe prêmio Connected Smart Cities ficando em primeiro lugar na Região Norte

Gabinete da Prefeita

Autor: Vania Machado | Publicado em 08 de junho de 2016 às 12:01

A Prefeitura de Palmas recebeu na manhã desta quarta-feira, 08, o prêmio Connected Smart Cities, realizado pela empresa Sator, com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. A cerimônia de premiação foi realizada, no Espaço Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro.

Palmas alcançou as seguintes colocações 1º no Ranking Geral Região Norte, 1º Mobilidade Região Norte, 1º Urbanismo Região Norte, 1º Saúde Região Norte, 1º Educação Região Norte e 1º Governança Região Norte. No ranking nacional, Palmas está entre as 50 primeiras, tendo alcançado 28.883 pontos, o que lhe rendeu a 25ª posição, em 2015 a capital tocantinense ocupava a 80ª posição.

Para o prefeito Carlos Amastha receber o prêmio é sinal de que Palmas está no caminho certo. “Sem dúvida nos orgulha muito enquanto gestor, em saber que Palmas é uma cidade nova, mas que serve de exemplo para muitas cidades do mundo. O prêmio reitera a nossa preocupação com a sustentabilidade, de pensar a cidade não só para os cidadãos de hoje, mas principalmente para as gestões futuras”, destacou Amastha.

A plataforma Connected Smart Cities é um projeto que envolve empresas, entidades e governos e tem por missão encontrar o DNA de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou grandes. O ranking foi desenvolvemos em parceria com a Urban Systems, mapeando mais de 700 cidades com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, sendo dividido em quatro resultados: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

Da pontuação possível de ser alcançada nos 11 eixos do estudo, as cidades brasileiras alcançaram apenas a metade. “O nosso gap em relação a nós mesmos é de 50%. Em relação ao mundo é muito maior”, afirma Thomaz Assumpção, presidente da consultoria, atribuindo os resultados a crise econômica atual.

Mas apesar das dificuldades, as cidades contempladas no ranking se destacam exatamente por oferecer soluções que as tornam melhores para viver. Para chegar a esses nomes, a Urban Systems analisou 73 indicadores divididos em 11 eixos.

As cinco primeiras no ranking nacional são: São Paulo, que ocupa a primeira colocação com 35,714, seguida de Rio de Janeiro com 34,963, Curitiba com 34,884, Brasília com 33,844 e Belo Horizonte com 33,187.

Saiba Mais

O Connected Smart Cities conta com o apoio de organizações nacionais e internacionais como: Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio Eventos, Rio Negócios, Prefeitura de Recife, BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CONSULADO AMERICANO, Ministério das Cidades, AMB (Associação Brasileira de Municípios), CESAR, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABEPREST (Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática), ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), ABILUMI (Associação Brasileira De Importadores De Produtos De Iluminação), ABIVIDRO (Associação Técnica Brasileira Das Indústrias Automáticas De Vidro), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ABRID (Associação Brasileira de Empresas De Tecnologia Em Identificação Digital), ANA (Agência Nacional De Água), ANP Trilhos, ANP (Agência Nacional do Petróleo), ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades. Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas), APECS (Associação Br. Empresas de Consultorias e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), ASBEA (Associação Brasileira Escritórios Arquitetura), ASSEMAE (Associação Serviços Municipais De Saneamento), BRUSSELS INVEST & EXPORT, BUSINESS FRANCE, CARONETAS, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro Para O Desenvolvimento Sustentável), CESAR, CTE (Centro de Tecnologia em Edificações), DEMAREST, FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba), FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Programa Cidades Sustentáveis, RED CIUDAD SUSTENTABLE, Revista EconomiaRIO, SECOVIRIO, SINDIENERGIA (Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo), entre outros.