Palmas receberá mentoria da Prefeitura de Osasco na área de políticas alimentares

Gabinete da Prefeita

Autor: Aline Sêne | Publicado em 20 de março de 2023 às 12:00

Capital tocantinense é selecionada pela Instituto Comida do Amanhã e pelo Iclei América do Sul

A cidade de Palmas foi selecionada em edital do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa) para receber a mentoria de seis meses da Prefeitura de Osasco (SP) para construção de políticas alimentares municipais integradas. “Essa mentoria será muito importante para pensarmos em novas Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. É preciso fortalecer e conhecer as características locais para se pensar em sistemas alimentares sustentáveis, está será sem dúvida, uma grande experiência para nossa cidade,” destacou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

O objetivo da Luppa, que é uma plataforma colaborativa, é colocar as cidades no centro de debate da agenda alimentar, incentivando também que representantes da sociedade civil se integrem ao debate da gestão municipal. As mentorias consistirão em uma cooperação técnica oferecida ao corpo de funcionários das prefeituras das cidades selecionadas, no formato de encontros virtuais, ao longo do ano.

A mentoria da Luppa é uma realização do Instituto Comida do Amanhã e do Iclei América do Sul que, além de Palmas, também foram selecionadas para as mentorias as prefeituras de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Santarém e Belém, todas localizadas no Pará; Araraquara (SP), Alvarães (AM), Pindamonhangaba (SP), Vitória do Mearim (AM), Maricá (RJ), Nova Lima (MG), Alto Paraíso (GO) e Jundiaí (SP).

A seleção da Luppa levou  em consideração para selecionar as cidades a participação das prefeituras nas atividades do laboratório, engajamento nas atividades, identificação dos interesses e desafios das cidades, assim como as expertises e capacidade técnica das cidades mentoras, e demonstração de capacidade de participação em compromissos virtuais.

As cidades mentoras para a a 2º Edição da Luppa são Curitiba (PR), Osasco (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Texto: Redação Secom/Palmas

Edição: Secom