Palmas registra 184 casos prováveis de dengue em uma semana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 07 de fevereiro de 2023 às 15:49

Capital também investiga 77 casos de chikungunya e 51de zika vírus

Estão em investigação 184 casos prováveis de dengue em Palmas. Os dados foram registrados na quinta semana epidemiológica do ano - 29 de janeiro a 4 de fevereiro. No mesmo período foram notificados como suspeitos 77 casos de chikungunya e 51 de zika vírus. Foram notificados dois casos suspeitos de dengue com sinais de alarme ou gravidade.

Os dados são do levantamento semanal das arboviroses, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Técnica das Arboviroses. Os dados do boletim são coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os registros são parciais e estão sujeitos a atualizações. Confira o documento na íntegra.

No acumulado das cinco primeiras semanas do ano, o documento informa 483 casos prováveis para dengue, 70 para chikungunya, 22 para zika e uma para febre amarela. Desses dados, 400 foram confirmados para dengue e 26  para chikungunya. Até o momento, não há confirmações para zika e febre amarela.

Entenda como é feito o monitoramento

Os dados foram separados em três categorias: notificados, prováveis e confirmados. Os notificados são as suspeitas de cada semana epidemiológica, já os casos prováveis ficam em aberto até completar a investigação.

No total acumulado, ficam os casos encerrados, ou seja, que foram confirmados para determinada doença, conforme análise laboratorial. Aqueles que não têm exame ou se descartam de uma semana para outra são excluídos do quadro geral, por isso os dados são parciais e sujeitos a alterações.