Palmas registra elevadas temperaturas durante final de semana com tendência de alta

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Deni Rocha | Publicado em 29 de julho de 2022 às 07:21

Umidade relativa ar ar deve oscilar entre 14% e 59% - nessas condições é necessário beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas

Quanto maior o período de estiagem, maiores são as temperaturas em Palmas. Neste final de semana, entre 30 e 31 de julho, as temperaturas continuam aumentando, enquanto a umidade relativa do ar continua caindo, oscilando entre 14% e 59%. Nesse período, nas horas mais quentes do dia, entre 12 e 14 horas, os termômetros devem passar de 36º e, nas madrugadas, podem cair a 20º, com amplitude térmica, ou seja, a diferença entre mínima e máxima chegando a 16º. O Boletim da Defesa Civil de Palmas anota que esses números devem se repetir até o final desta previsão, na segunda-feira, 01 de agosto.

Baixa Umidade 

Com essas temperaturas altas e umidade baixa, o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Grama, ressalta que é necessário beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas, bem como exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Queimadas

O boletim mostra ainda que o número de queimadas vem aumentando. No ranking estadual, Palmas aparece na posição de número 41, com 21 focos de calor. O Estado do Tocantins continua em segundo lugar no país, com 4883 focos de calor, atrás apenas do Estado de Mato Grosso (MT), com 8344. 

O documento da Defesa Civil do município é uma compilação dos dados fornecidos pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins (Nemet).


Texto: Deni Rocha/Secom

Edição: Secom Palmas