Palmas registra um aumento de casos notificados de dengue

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Semus/Palmas | Publicado em 08 de março de 2023 às 14:25

Período chuvoso propicia criadouros do mosquito e boletim aponta 300 casos da doença

Com o aumento das chuvas nos últimos dias, a incidência no número de notificações com suspeita de dengue subiu na última semana epidemiológica. Entre os dias 25 de fevereiro a 4 de março, 300 casos foram notificados com a doença, dentre eles, sete pessoas apresentaram sintomas mais graves da enfermidade. O monitoramento das arboviroses também aponta a suspeita de 132 casos de chikungunya e 73 de zika vírus.

Desde o início do ano, Palmas apresenta 637 casos prováveis de dengue, 150 de chikungunya, 85 de zika vírus e nenhum de febre amarela. O boletim completo das arboviroses pode ser conferido aqui. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ressalta que os registros são parciais e estão sujeitos a atualizações. Os dados do monitoramento são coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) on-line e Sinan net.

A coordenadora de Arboviroses da Semus, Meire Silva Rodrigues, explica que o boletim passou por uma pequena alteração e terá apenas os números notificados de cada semana epidemiológica e os casos prováveis que são a somatória dos confirmados, conforme análise laboratorial, com os casos que ainda estão em investigação. “Essa mudança é para ter um retrato mais real do monitoramento epidemiológico no município.”

Meire ainda ressalta que a população deve redobrar os cuidados em casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Com 10 minutos semanais é possível eliminar os criadouros do mosquito que gosta de água limpa e parada, como, por exemplo, vasilhas de água dos animais domésticos, porta-escova de dente, calhas, caixa d’água, entre outros.  Confira o guia de ação semanal.