Palmas sediará encontros nacionais para debater transição energética e meio ambiente

Gabinete da Prefeita

Autor: Georgethe Pinheiro / Secom | Publicado em 23 de maio de 2023 às 15:34

Expectativa é que durante eventos, a Capital se transforme no centro do debate de temáticas imprescindíveis à mitigação dos efeitos da Mudança do Clima

No período de 6 a 8 de junho Palmas será o centro das discussões sobre transição energética, sustentabilidade e meio ambiente. Nestes dias, a Capital vai sediar o 2º Encontro Nacional do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Para o evento são aguardados representantes do poder público de diversos estados e municípios brasileiros, representantes de governos da América do Sul e da sociedade civil, engajados com a questão da emergência climática.

A prefeita Cinthia Ribeira destacou que a Prefeitura de Palmas desenvolve importantes projetos ambientais e lembrou que essa foi uma das razões de a Capital ter sido escolhida para sediar o evento. “Alguns desses projetos já foram premiados internacionalmente. Estamos alinhados aos temas de sustentabilidade e preservação ambiental e sediar este evento nacional nos permite fomentar o conhecimento e as boas práticas para o desenvolvimento urbano sustentável. Para nós, é um prazer dialogar sobre uma questão tão importante", afirmou Cinthia Ribeiro.

Desde 2022, o ICLEI deu início a uma série de encontros visitando todas as regiões do Brasil. “Convidamos autoridades de todos os níveis de governo, iniciativa privada e organizações da sociedade civil a construir um diálogo constante e ampliado pela sustentabilidade”, disse Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, entidade organizadora do Encontro em parceria com a Prefeitura de Palmas.

Perpétuo acrescentou que em junho próximo, este ciclo de Encontros terá a sua edição em âmbito nacional, em Palmas, escolhida para ser a anfitriã em função do histórico da cidade junto ao ICLEI para a criação e implantação de políticas públicas voltadas à preservação do meio ambiente. “Programas como o Palmas Solar e a participação da Prefeita Cinthia Ribeiro na Cop27, no Egito, em representação às autoridades locais da panamazonia inspiram os demais associados do ICLEI a participar”, afirmou o secretário executivo do ICLEI América do Sul.

Ele disse que a expectativa é que durante o Encontro, Palmas se transforme no centro do debate de temáticas imprescindíveis à mitigação dos efeitos da Mudança do Clima: Financiamento Verde, Soluções Baseadas na Natureza, Prevenção e Gestão de Riscos, Transição Energética, por exemplo. “Estão previstas jornadas temáticas, trabalhos técnicos, oficinas de capacitação e uma série de painéis para amplificar as discussões e propostas de ações para que Prefeituras se preparem para conter os efeitos da emergência climática", adiantou.

O ICLEI reúne mais de 2.400 governos locais e regionais ao redor do mundo e trabalha alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê o alinhamento entre desenvolvimento social e econômico e sustentabilidade. No encontro em Palmas, a pauta principal será a transição de matrizes energéticas. Neste sentido, vale destacar que a Prefeitura da Capital, possui políticas de incentivo ao uso de energia limpa, inclusive já recebeu reconhecimento por seu programa de energia solar.

Segundo estudos da Climate Watch Data, realizados no ano de 2019, 73% das emissões globais de gases de efeito estufa são provenientes do setor de energia, o que torna urgente a necessidade de substituir o consumo de combustíveis fósseis por fontes de energias renováveis, a exemplo da fotovoltaica, solar e eólica. A expectativa é que esses dois eventos possam deixar sua contribuição para a transição energética no Brasil e América Latina.