Palmas sediará etapa da II Conferência Estadual de Saúde Mental na próxima terça-feira, 15

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação e edição Semus | Publicado em 10 de fevereiro de 2022 às 15:40

Como uma das mobilizadoras do evento, a Semus de Palmas reforça que as inscrições estão abertas

Entre os meses de janeiro e maio de 2022 irão acontecer em todo o país, as etapas municipais, estaduais e nacional da Conferência de Saúde Mental. Em Palmas, a etapa da II Conferência Estadual - macrorregional denominada de 'Capim Dourado, Amor Perfeito e Cantão', que compõem as cidades circunvizinhas da Capital, ocorrerá no dia 15 de fevereiro, das 7h30 às 17h30, no formato virtual. 

Responsável pela mobilização macrorregional 'Capim Dourado', a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) convida os gestores dos Conselhos Municipais de Saúde, trabalhadores e sociedade em geral para se inscrever e participar de forma efetiva no evento. A inscrição poderá ser realizada através deste link Após a inscrição, será o convite e o link para a participação.

Durante as conferências, participantes e delegados de cada município serão indicados de forma paritária para a Etapa Estadual, prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de março. 

Tema

Os gestores e profissionais que atuam na saúde e área afins terão a missão de debater o tema central: ‘A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial no SUS’.

Durante o evento, serão apresentados e discutidos quatro eixos, sendo eles: ‘Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania’; ‘Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental’; ‘Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade’, e ‘Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia’.

Dentre as etapas da Conferência Estadual de Saúde Mental, que tem a realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS/TO), as mesmas já aconteceram na região do Bico do Papagaio, médio norte Araguaia e cerrado Tocantins Araguaia, e também na Ilha do Bananal e sudeste.

 

Palestrantes

Eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania

Palestrante: Erys Augusto Carvalho Martins Silva - Psicólogo, atualmente trabalha com atendimento clínico a adolescentes com comportamento de violência autoprovocada no Ambulatório de Psiquiatria Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

 

Eixo lI - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental

Palestrante: Jetro Santos Martins - Enfermeiro, especialista em urgência, emergência e terapia intensiva, especialista em gestão em saúde: administração hospitalar e especialista em regulação no sistema único de saúde. Atualmente é enfermeiro no hospital maternidade Dona Regina do estado do Tocantins e técnico em planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

 

Eixo III - Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade

Palestrantes: Verônica da Silveira Leite - Médica Psiquiatra no Ambulatório de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (AMAS) - Palmas – TO, mestranda em Ciências da Saúde (UFT), Professora no curso de medicina (UFT) e Coordenadora da Residência Médica em Psiquiatria (UFT).

Daniel Marques dos Santos - Psicólogo, com Formação em Terapia comunitária e em Terapia cognitiva Comportamental, Especialista em gestão pública, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Atualmente atua na área técnica na Coordenação de Saúde Mental na Diretoria de Média e Alta Complexidade na Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

 

Eixo lV - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia

Palestrantes: Eudimara Moreira Guimarães, Psicóloga e Auriculoterapeuta, Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Ceulp/Ulbra, Residente em Saúde Coletiva (FESP/Palmas), tem experiência de trabalho com equipe multiprofissional no SUS e Tribunal de Justiça do Tocantins, atendimento clínico, palestras, entrevistas e avaliação psicológica.

Dyeksmar Fonseca Maciel - Psicólogo, Residente do 2°ano da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (FESP/PALMAS), trabalho com atendimento clínico em USF e NASF em Araguacema-TO e como técnico especialista na Vigilância de Causas Externas da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.