Palmas segue sem novos casos confirmados de Monkeypox após cinco semanas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 22 de novembro de 2022 às 16:24

O Cievs notificou mais seis pessoas na última quinzena

O Boletim da Monkeypox traz o compilado da 45ª semana epidemiológica, referente aos dias 6 a 12 de novembro, e da 46ª, referente aos dias 13 a 19 de novembro, sem novos casos confirmados para a doença, inteirando a quinta semana após a confirmação do sétimo caso. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) também informa que, na última quinzena, seis pessoas foram notificadas e estão sendo investigadas.

Até sair o resultado dos exames, esses pacientes são monitorados pela equipe do Cievs e permanecem em isolamento em suas residências. A notificação é clínica e requer uma análise da equipe de enfermagem ou médica da Unidade de Saúde da Família (USF). Após notificado, o usuário realiza um exame de sangue para diagnóstico definitivo.

A Vigilância em Saúde da Semus indica que as pessoas que apresentarem alguma erupção cutânea, febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza, dores muscular e de garganta, tosse e lesões genital e oral procurem a USF de referência para avaliação dos sintomas.

Quadro geral
No acumulado, Palmas registra 117 casos notificados, sendo 69 pessoas do sexo feminino e 48 do sexo masculino. Destes casos, 76 foram descartados e sete confirmados. Os outros 34 estão em investigação, provável confirmação ou perda de seguimento.