Palmas Solar deverá continuar fomentando negócios no segmento de energia renovável na Capital

Secretaria Municipal Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis

Autor: Juliana Matos | Publicado em 28 de novembro de 2018 às 18:10

Projetos em andamento desenvolvidos pelo programa municipal foram apresentados em workshop nesta quarta-feira, 28

O Palmas Solar, programa que oferece incentivos para geração de energia fotovoltaica, tem estimulado mais do que a transformação de unidades consumidoras de energia elétrica em unidades geradoras autossuficientes. Atualmente Palmas tem 90 imóveis residenciais e comerciais gerando energia solar e 40 novas empresas atuando no segmento para atender esse mercado que segue em expansão.

A projeção para 2019 é de que sejam movimentados R$ 7,8 milhões no segmento local. A expectativa é resultado de análise da Secretaria Municipal de Extraordinária de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Sustentáveis que avalia que a projeção de um setor que pode e irá crescer ainda mais em razão do seu potencial econômico.

Essa prospecção e os projetos desenvolvidos pelo programa Palmas Solar foram apresentados a empresários e entidades na manhã desta quarta-feira, 28, durante o workshop Energia Solar: Cenário, Perspectivas e Oportunidades, promovido pelo Grupo Jorima, em sua sede, na Quadra ASR-SE 95, em Palmas. A apresentação foi realizada pelo superintendente de Convênios, Jean Miranda e os assessores técnicos da pasta, Lorena Costa e Pitágoras Melo Sobrinho.

“Palmas tem duas estações bem definidas e em que há grande potencial de aproveitamento da energia solar enquanto energia limpa. O aproveitamento deste potencial é uma grande oportunidade. Temos projetos interessantes em andamento e que podem colocar Palmas como um exemplo a ser seguido por todo o País”, afirmou o superintendente.

O projeto do Parque Solar é um destes projetos. Sua meta é tornar autossuficientes todos os prédios públicos do Município de Palmas e reaver o investimento de R$ 50 milhões em até cinco anos. Outro projeto em andamento estimula a troca de toda a frota de táxi da cidade por veículos elétricos. A intenção é tornar Palmas a primeira capital no País com uma frota de táxi não mais dependente de combustível fóssil.

Também em andamento está o projeto que fomenta parcerias do Município com instituições públicas e privadas de ensino para formação de profissionais habilitados a atuar no segmento de energia fotovoltaica, a exemplo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ambas as instituições já oferecem cursos voltados para a área em questão.

Workshop

Na ocasião, o grupo Jorima anunciou investimento superior a R$ 2 milhões em projetos que vão garantir a introdução do grupo no mercado de energia renovável. Para isso foram instaladas placas de energia solar na empresa e que tornarão a sede do grupo, em Palmas, autossuficiente na geração e consumo de energia.

“A entrada nesse segmento promissor é uma oportunidade que identificamos de estarmos contribuindo com o meio ambiente. Estamos investindo de forma diferenciada. Não somos concorrentes e, sim, parceiros”, afirmou o diretor-presidente do grupo Jorima, Joseph Madeira.

Além da unidade de geração de energia que garante geração autossuficiente para a sede do grupo, a empresa pretende desenvolver projetos voltados para energia distribuída a clientes do segmento residencial, comercial, rural e público. “Traremos alternativas que oferecerão economicidade de pelo menos de 30% para nosso futuro cliente comparado ao consumo de energia convencional. Mas este é um segundo projeto. O primeiro projeto já foi executado e garantiu queda na nossa conta de energia, que caiu de R$ 12 mil por mês para cerca de R$ 750, que consistem em encargos e taxas. Também nos beneficiamos com o programa Palmas Solar com redução do IPTU”, adiantou o gerente de Energia do Grupo Jorima, Francisco de Paula Vitor Moreira.

O grupo, assim como todos os 90 consumidores pessoa física e jurídica que já são beneficiados pelo programa municipal, recebe como incentivo à geração de energia fotovoltaica desconto de até 80% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por cinco anos e desconto no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na primeira transferência de imóvel.