Palmas tem razões para comemorar o Dia Internacional da Reciclagem

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro - Revisão e edição: Lorena Karlla | Publicado em 17 de maio de 2022 às 14:33

Renova Palmas evitou que 28.863 quilos de resíduos sólidos fossem para o aterro sanitário em 2021; de janeiro a abril deste ano, mais de 113 mil quilos deixaram de ir para o local

A Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos de Palmas inaugurada no dia 02 deste mês de maio já é um ponto comum às pessoas que optaram por devolver os resíduos sólidos para a reciclagem. A Central é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio (FMA), o Instituto Natura Viva (INA) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), apoiada pela Secretaria de Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, e pelo Governo do Estado do Tocantins.

A Central funciona na sede do Instituto INA, na Avenida Teotônio Segurado, e quem sempre usa o espaço é a odontóloga Renata Leitão Gomes de Sá. Ela conta que começou a despertar para a necessidade de separar os resíduos depois que em seu condomínio foi instalado um ponto de coleta específico para recebimento de plásticos. “Eu e minha irmã aderimos de imediato à proposta e percebemos como produzimos muito lixo. Foi ai que a separação se tornou uma rotina”, conta Renata.

Ela diz que inicialmente separava só o plástico, mas que depois foi percebendo que tinha material para ser reaproveitado que acabava sendo descartado como lixo. “Ali percebemos que muita coisa que ia pro lixo poderia ter uma destinação mais adequada, ajudar na geração de renda de outras famílias e ainda ajudar a prolongar a vida útil do aterro sanitário e proteger o meio ambiente”, comemora.

Atualmente a dentista diz que pelo menos uma vez por semana faz o descarte de material reciclável. “Hoje entregamos tudo para o INA, até eletrônicos já levamos. E além do material de casa, também adotei o mesmo hábito na clínica”, diz Renata.

Quem também faz questão de colaborar com Central de Logística Reversa é Kaio Graco F. L. Gariglio, que além de descartar seu material de forma correta,, também é colaborador do espaço.

Comemoração
E nesta terça-feira, 17, data em que se comemora o Dia Internacional da Reciclagem a Fundação de Meio Ambiente de Palmas tem muito a comemorar, uma vez que registra uma boa adesão da população aos seus programas e projetos de coleta seletiva e reciclagem. 

Para o presidente da FMA, Fábio Chaves, os resultados em Palmas são bons, principalmente porque temas como reciclagem, reaproveitamento de resíduos e logística reversa passaram a ser efetivamente praticados no cotidiano da cidade há um tempo relativamente curto. “Ainda estamos adequando os programas, mas é gratificante ver como a população responde de forma positiva às iniciativas do Município!”, comenta Chaves.

Além da Central, de Logística Reversa Palmas dispõe atualmente de 17 Ecopontos de Coleta Seletiva, destinados ao recebimento de papel/papelão, plástico, metal e vidro. O município também conta com o Projeto de Reciclagem de Óleo Residual, realizado em parceria com a empresa Granol e que se destina ao recebimento de óleo doméstico, para transformação em biodiesel.

Atualmente o Projeto está em atividade no ponto de coleta seletiva da Praça dos Girassóis/Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e no vivieiro Municipal de Palmas.

O Programa de Coleta Seletiva e a reciclagem de óleo residual fazem parte do Programa Renova Palmas, que é gerido pela FMA e norteia a política de gestão de resíduos de Palmas. A expectativa é que em breve Palmas possa implementar a Compostagem da Fração Orgânica e ampliar a  Cadeia de Logística Reversa do município.

Números
Em 2021, por meio do Programa Renova Palmas, 28.863 quilos de resíduos sólidos deixaram de ser depositados no aterro sanitário e essa quantidade poderia ser ainda mais alta, conforme estimativa da FMA.

Nos quatro primeiros meses deste ano, janeiro a abril, o aterro sanitário de Palmas deixou de ser impactado por pouco mais de 113 mil quilos de resíduos, graças ao programa de Coleta Seletiva do município. Três Associações e 1 cooperativa parceiras foram responsáveis por dar um destino mais adequado ao material descartado. Isso levando em consideração apenas plástico, papel, papelão e metal.

Dos itens recolhidos, 92.019 mil quilos foram coletados pela Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), 20.761 quilos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares) e 547 quilos foram coletados pela Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins Ltda. (Cooperan).

A data
O Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem o obejtivo de estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos.

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza, o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. O país só “perde” para os Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

Ecopontos ativos em 2022:

1.    Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Praça dos Girassóis);
2.    Terratins (Praça dos Girassóis);
3.    Quadra ACNO 1/103 Norte - Anexo III da Corregedoria da Justiça;
4.    Quadra Arno 12/105 Norte - Prédio Royal;
5.    Quadra Arne 13/108 Norte (Praça da quadra);;
6.    Quadra Arno 22/205 Norte (Condomínio Privillege);
7.    Quadra Arse 21/204 Sul (Praça da quadra);
8.    Quadra AESE 34/310 Sul (IFTO);
9.    Quadra Arso 42/405 Sul (Praça da quadra);
10.    AASE 50/502 Sul - Defensoria Pública- Avenida Teotônio Segurado;
11.    Quadra Arso 61/603 Sul;
12.    Quadra 704 Sul/Arse 71 (Praça da quadra);
13.    Quadra Arso 102/1005 Sul. (Praça da quadra);
14.    Quadra Arse102/ 1006 Sul - Esc. Municipal Monteiro Lobato;
15.    Taquaruçu Grande – Esc. Municipal Fidêncio Bogo;
16.    Taquaruçu Grande – Posto Machado (Associação Água Doce);
17.    Taquaruçu - Praça Joaquim Maracaípe.