Palmas terá drive thru para recebimento de eletrodomésticos e eletrônicos em desuso

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 15 de março de 2023 às 06:11

Atividade acontece no próximo sábado, nas feiras da 304 Sul e do Jardim Aureny I

Descartar equipamentos antigos e sem uso muitas vezes se torna um problema doméstico. Muito material que poderia ser reaproveitado termina virando lixo, devido a pouca informação sobre reciclagem, coleta seletiva e logística reversa disponível ao cidadão brasileiro. Em Palmas, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), em parceria com o Instituto Natura Vida (INA) e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) fazem o recebimento desses resíduos e dão destinação correta, evitando sobrecarregar o aterro sanitário, orientando-se por critérios de sustentabilidade.

Neste sentido, no próximo sábado, 18, os três parceiros irão realizar um serviço de coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, em que as pessoas poderão levar seus materiais pós-consumo. Os pontos de descartes funcionarão entre 9 e 17 horas, nas feiras da 304 Sul e do Jardim Aureny I.

Logística Reversa

No Brasil, a logística reversa é prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que dispõe sobre as obrigações de fabricantes de materiais potencialmente poluidores, determinando que devem ter um plano de recolhimento dos artigos após se tornarem defasados ou obsoletos. No entanto, muitos ainda não se adequaram à normativa, fato que faz com que as pessoas muitas vezes descartem eletrodomésticos e eletrônicos em geral no lixo comum.

Porém, essas ações incorretas podem resultar em danos à saúde pública e ao meio ambiente, pois estes descartáveis, em sua maioria, possuem metais como o cobre, mercúrio, chumbo, níquel entre outros, que são poluentes tóxicos.

Outras possibilidades

Além de descartar o eletroeletrônico e o eletrodoméstico para reciclagem, outra forma de reaproveitar esses objetos é fazer a doação, quando eles ainda se encontrarem em condições de uso e estiverem só sendo trocados por modelos mais atuais. As doações podem ser feitas diretamente entre as pessoas, ou podem ser entregues a Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas, associações, dentre outros.

Exemplos de objetos que precisam receber uma destinação sustentável estão televisões, geladeiras, fogões, fornos elétricos e microondas, liquidificador, máquinas fotográficas, impressoras, celulares, dentre outros.

Como descartar?

O descarte desse tipo de resíduo deve observar alguns cuidados, mesmo quando entregue em centrais de recebimento. No caso de haver algum material perfurante ou cortante é importante que sejam embalados de forma adequada e sinalizados como risco de acidentes para evitar que alguém se machuque. No caso das embalagens terem sido guardadas, poderão ser utilizadas para esse descarte. Inclusive, elas costumam ter informações sobre os centros de atendimento ao consumidor (CACs), onde é possível obter orientações dos cuidados de saúde, higiene e logística reversa.