Palmas terá transporte coletivo gratuito nos finais de semana e feriados

Agência de Transporte Coletivo de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 02 de março de 2023 às 14:14

Prefeita Cinthia Ribeiro fez anúncio de melhorias na frota e no sistema, que inclui mais linhas e abrigos em pontos de parada

Um dos anúncios da prefeita Cinthia Ribeiro, durante coletiva à imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 2, foi a gratuidade do transporte coletivo nos sábados, domingos e feriados. Outras gratuidades, também anunciadas pela gestora, como faixa etária a partir de 60 anos, desempregados e inscritos no CadÚnico serão instituídas paulatinamente, conforme estudos em andamento pelas pastas competentes. A Prefeitura de Palmas estenderá a catraca livre para até segunda-feira, 6, retornando a cobrança da passagem na terça-feira, 7.

Durante a coletiva, onde também foi feito o balanço do encerramento do contrato de concessão da gestão do sistema de transporte coletivo urbano e o processo da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) em assumir a operação do serviço. Há 30 dias, o sistema está sob gestão direta da Prefeitura de Palmas.

Outra novidade: os intervalos das linhas aos domingos serão modificados, tendo a memsa frequência de ônibus do sábado. "Conceder a gratuidade nos finas de semana e feriados significa permitir o palmense, especialmente aqueles de baixa renda, a vivenciar a cidade, curtir os seus parques, praças, feiras. Com esta iniciativa fomentamos ainda a economia local e as práticas de lazer", destacou a prefeita Cinthia.

Linha para mulheres

Nos próximos dias será feito anúncio do início da oferta de ônibus exclusivos para mulheres, que funcionarão em horários de pico. A iniciativa, segundo a prefeita, visa prevenir importunação sexual em horários onde há maior fluxo de usuários. A previsão é que esta linha tenha saída programada da estação Javaé (região Sul) pela manhã e saída à tarde da Estação Apinajé (região Central).

Melhorias tecnológicas

Ainda segundo a prefeita Cinthia, toda a frota receberá melhorias, com sistema de som para veiculação de mensagens educativas e informativos. Haverá parceria com rádios comunitárias para utilização deste sistema. Todos os ônibus receberão ainda sistema de wifi gratuito e câmeras para monitoramento das imagens internas e externas dos ônibus.

Os profissionais que atendem pontos de recarga, fiscais de transporte e motoristas adotarão novo modelo de uniforme, desenhado pela estilista local, Duda Pretto. 'Pensamos no conforto e segurança para cada modelo. Há bolsos para tornar o uniforme mais utilitário, tecidos tecnológicos com proteção UV para os motoristas. No caso dos mecânico, há proteção UV, cores que disfarçam sujeira e reforço que tornam mais seguro em áreas de contato", explicou a estilista.

Para atender déficit de abrigos e identificar pontos de parada sem proteção para o passageiro, foi autorizada licitação para aquisição pelo Município de 400 abrigos em dois padrões. A previsão é de conclusão do processo licitatório em até 30 dias, conforme informou o presidente da ATCP, Fábio Chaves.

Inventário e renovação da frota

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) está realizando inventário fotográfico de todo o patrimônio do sistema de transporte público. O que inclui revisão de toda frota e  retirada de circulação de veículos fora de padrão. Ao todo 189 veículos fazem parte da frota. Melhorias como limpeza geral e troca de tapeçaria estão sendo realizadas.

No entanto, para substituição de parte mais antiga ou avariada, a prefeita assinou ordem de serviço autorizando estudo de viabilidade de compra ou locação de 60 ônibus novos, para substituição de parte da frota avariada e ampliação das linhas ofertadas. Parte destes veículos será de ônibus elétricos, reforçou Chaves.

A prefeita assinou ainda ordem de serviço para realização de estudo de viabilidade para ampliação de gratuidades a outros grupos, como pessoas acima de 60 anos, desempregados, portadores de deficiência e acompanhantes de pessoas com condições neurodiversas. Todas as novidades serão divulgadas em redes oficiais do Facebook, Twitter e Instagram com ID @meubusaopalmas .

“Estamos criando um novo modelo de transporte coletivo em Palmas e mudanças estão sendo adotadas, como a possibilidade da recarga de cartão de forma online e outras modalidades de pagamento. Passamos pelo momento mais difícil, a migração dos dados do setor privado para a ATCP. Agora, é avançar e melhorar o serviço prestado”, explica o presidente da ATCP, Fábio Chaves.

Texto: Juliana Matos / Secom Palmas