Para atender casos respiratórios, Semus abre unidades de saúde neste sábado, 25, e domingo, 26

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus | Publicado em 24 de maio de 2024 às 15:11

Abertura é uma resposta ao período sazonal de doenças sazonais, que tem aumentado número de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) abrirá a Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes Rodrigues Damaso, no Setor Sul, e USF da Arno 61 (503 Norte) de 7 às 19 horas no sábado, 25, e domingo, 26. Este é o quarto final de semana consecutivo que a pasta adota essa estratégia. A abertura das unidades é uma resposta ao período sazonal de doenças respiratórias, quando tem aumentado o volume de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades básicas. 

As unidades oferecerão atendimento médico e de enfermagem, vacinação e dispensação de medicamentos. A medida visa evitar a sobrecarga nas UPAs, direcionando os pacientes com sintomas leves para as unidades abertas. Nos últimos três finais de semanas e no feriado do aniversário de Palmas, foram realizados 2.536 atendimentos. 

Na região Sul da Capital, a USF Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, também funcionará durante esses dois dias em regime de 24 horas, exclusivamente, para casos de urgência. 

 

Leia também: Semus convoca primeiros vacinados contra a dengue em Palmas para a aplicação da 2ª dose

Saiba mais: Palmas inicia campanha de vacinação contra poliomielite na próxima segunda, 27