Parceria da ETI Fidêncio Bogo com Rally dos Sertões viabiliza kit fotovoltaico à família de aluna

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 02 de setembro de 2022 às 12:52

Ações fazem parte da abordagem social do rali e são contrapartidas pela estadia dos integrantes da equipe na escola

A passagem do Rally Internacional dos Sertões por Palmas, além da Vila da Educação montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, gerou também uma parceria especial com a ETI Fidêncio Bogo, localizada no setor rural do Taquaruçu Grande. Como parte da abordagem social do rali, foi doado um kit de energia elétrica solar à família da aluna do 6º ano, Ester Rodrigues Oliveira Souza, moradora da chácara Alto Bonito, que ainda não dispõe de energia elétrica convencional, a residência fica localizada a 60 Km da escola. A entrega aconteceu nesta sexta-feira, 2.

Além de propiciar energia elétrica à família de uma estudante, a equipe do Instituto Alpha Lumen ministrou, no dia 2 de setembro, uma oficina de aviões com dobradura de papel aos alunos da escola, com apoio dos professores regentes. O objetivo é instigar nos estudantes o interesse por ciência, tecnologia, engenharia e matemática de forma lúdica.

Tanto a doação como a oficina fazem parte da contrapartida pela estadia de 12 pessoas do projeto Rally Internacional de Educação, no período de 1 a 3 de setembro.


Tecnologias sociais sustentáveis

Ainda no dia 2 de setembro, foi inaugurado na área externa da escola o banheiro seco. Trata-se de uma tecnologia social de saneamento que trata os resíduos sólidos humanos, as fezes, sem utilizar água no sistema.

O banheiro é uma das ações que foram desenvolvidas no projeto Mais Participação e Agroecologia na ETI Fidêncio Bogo, no intuito de democratizar o acesso ao saneamento e difundir tecnologias sociais de saneamento para as áreas rurais, onde o sistema de tratamento não chega. Cinco famílias de estudantes foram contempladas com o banheiro seco.

A ETI Fidêncio Bogo é palco de outros experimentos em sustentabilidade desenvolvidos com participação dos alunos e da comunidade do Taquaruçu Grande. Um deles é a produção de tijolos de adobe, técnica ancestral de bioconstrução que apresenta diversas vantagens quando aplicada em setores rurais.

A escola, que tem na divulgação e implementação de tecnologias sociais sustentáveis como foco de atuação, também conta com meliponário didático, sistema agroflorestal e compostagem de resíduos vegetais.