Parceria entre a Prefeitura de Palmas e Embrapa garante assistência para produtores de leite

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Márcio Greick | Publicado em 19 de março de 2021 às 18:22

Técnicos iniciarão na próxima semana mais um ciclo de visitas aos produtores beneficiados pelo projeto Leite de Palmas

Nos dias 24 e 25 de março, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitará produtores rurais na região de Taquaruçu beneficiados pelo projeto Leite de Palmas, para acompanhamento e orientação das atividades desenvolvidas nesses locais, com uso da metodologia do programa Balde Cheio, que aposta na capacitação e implantação de tecnologias simples com foco na produção leiteira.

As visitas, com foco na gestão de negócios, dão continuidade às realizadas ao longo desta semana em cinco propriedades rurais localizadas na região do Estiva, Taquaruçu e Entre Rios. Estiveram no local o técnico da Seder, o médico veterinário Cláudio Sayão, o zootecnista da Seder Thiago Moreira, o zootecnista da Embrapa Cláudio Barbosa, que é o coordenador do Balde Cheio no Tocantins, além do instrutor do Balde Cheio, Júnior Colombo.

A primeira visita ocorreu na Unidade Demonstrativa do programa Balde Cheio, localizada no Sítio Estiva, de propriedade de Anísio Moura Filho. A propriedade é composta de uma área irrigada de dois hectares de capim mombaça.

Criada há três anos, a Unidade Demonstrativa, além de trabalhar com tecnologias que visam uma melhor e maior produção leiteira, foca nas questões gerenciais, como o controle de receita e despesa, controle zootécnico, e gestão de negócios.  “Um dos critérios da visita é que esses produtores trabalhem com planejamento e gestão gerencial na propriedade, fazendo com que eles tenham mais ganho em suas atividades”, disse o médico veterinário da Seder, Claudio Sayão Lobato, acrescentando que a Unidade Demonstrativa é uma escola-modelo, que além de focar nas melhorias gerenciais e tecnológicas, está também voltada à família, e a autoestima de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Outra propriedade assistida, que recebeu a visita dos técnicos foi a Fazenda Buritizal, na região de Taquaruçu. Ela está passando por um processo de modernização com foco na sustentabilidade, com a implantação do projeto de irrigação, sob os cuidados e orientação dos técnicos da Seder. A fazenda, além de trabalhar com a produção de leite agrega outros produtos à sua receita, como a fábrica artesanal de queijos que produz uma diversidade de sabores de queijos, como queijos maturados com buriti e babaçu, queijo temperado com pimenta de macaco, dentre outros.

Para a proprietária Ariana Silva Braga, a parceria com o Município tem sido fundamental para a saúde dos negócios. “Estamos buscando ajustar a nossa propriedade a um modelo sustentável com foco na gestão de negócios e a parceria com a Seder e o apoio da Embrapa, tem sido fundamental para alcançarmos êxito”, disse ela.

Projeto Leite de Palmas

Desenvolvido pela Seder, o projeto Leite de Palmas tem o objetivo de levar aos produtores rurais assistência técnica e extensão rural, bem como melhorias nas estradas vicinais, transporte do calcário, ajuda com maquinário para implantação de pastagem e área de capineira, dentre outras.

Balde Cheio

O Balde Cheio é um projeto de transferência de tecnologia em pecuária de leite liderado pela Embrapa e executado em parceria com diversas instituições em vários estados do país. No Tocantins, foi retomado em 2019 e periodicamente conta com capacitações teóricas e visitas de acompanhamento em propriedades rurais.