Parque Cesamar é entregue à população de Palmas totalmente revitalizado

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Márcio Greick | Publicado em 20 de maio de 2015 às 09:13

A Prefeitura de Palmas entregou à comunidade na noite desta terça-feira, 19, o Parque Cesamar totalmente reformado e revitalizado. Esta é a primeira grande reforma desde a sua inauguração em março de 1998.

A solenidade faz parte do calendário comemorativo dos 26 anos da Capital, e contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, da primeira-dama Glô Amastha, do Governador do Estado, Marcelo Miranda, deputados estaduais, secretários municipais, vereadores e da comunidade palmense.

Antes do descerramento da placa de reinauguração, o prefeito Carlos Amastha juntamente com a primeira-dama, Glô Amastha, e do governador do Estado, Marcelo Miranda, fizeram um passeio pelo parque, onde puderam visitar a academia destinada a pessoas da terceira idade, a academia com aparelhos para musculação, o espaço de camping, e o novo Espaço Baby, destinado a crianças de 02 a 06 anos, com brinquedos específicos para essa faixa etária.

Em seu pronunciamento o chefe do executivo de Palmas homenageou o advogado já falecido, Cesamar Bezerra, entregando uma placa alusiva à dona Divina Maria da Silveira, mãe do homenageado. “O parque está muito bonito prefeito, obrigada”, disse emocionada dona Divina.

Carlos Amastha ressaltou o compromisso da gestão para com a família palmense. “O parque é o coração da cidade, a coisa mais linda é ver as famílias ocupando esses espaços, por isso, vamos fazer dessa cidade o melhor lugar do mundo para se viver, vamos construí-la juntos”, disse.

Em seguida o prefeito Carlos Amastha convidou o humorista Paulo vieira, a dar uma palhinha do seu show de stand up e foi bastante aplaudido. Vieira foi o vencedor do quadro “Quem chega Lá?” do Domingão do Faustão.

O governador Marcelo Miranda, elogiou a visão empreendedora da gestão municipal. “Excelente. O prefeito está de parabéns pela visão empreendedora. Aqui é o ponto de encontro da família palmense e de várias gerações”, disse.

Em sua fala, o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcilio Ávila, agradeceu ao prefeito a confiança em seu trabalho e falou sobre as novidades que o Parque Cesamar oferecerá a população.

Novos Espaços

O parque Cesamar recebeu obras de revitalização em vários pontos, como passeios, novo paisagismo, reforma da pista de skate e bicicross, reforma na pista de caminhada, orquidário, lanchonete, e iluminação. No local também foi criado um espaço para leitura e uma área para a prática de artes marciais.

Além da academia para pessoas da terceira idade, o parque conta agora com uma academia com capacidade para 15 a 20 atletas, com aparelhos para musculação voltada para a estética, como cadeira extensora, mesa flexora, leg press, e halteres.

O educador físico, Fagner Sousa, usou os aparelhos de musculação e aprovou. “São ótimos. É uma verdadeira academia ao ar livre com todos os equipamentos voltados para quem já pratica musculação”, disse.

Uma das novidades no Parque Cesamar é o espaço contemplação e dois playgrounds para crianças a partir de 05 anos.

A enfermeira Lilian Bedin, estava acompanhada com os filhos, Afonso e Mariana Bedin. “Eu sempre fui fã e frequentadora do parque, agora trarei meus dois filhos”, disse.

Um dos locais mais visitados pelas mães foi o Espaço Baby, é um espaço destinado ao cuidado com crianças de 02 a 06 anos, que funcionará das 18 às 21 horas. No local, cercado, comporta cerca de 30 crianças por vez. O período de permanência da criança no Espaço Baby é de uma hora.

A biomédica, Ana Cláudia, levou as duas filhas, Leandra de 06 anos e Ana Laura de 02 aninhos para conhecer o espaço, e aprovou a iniciativa. “É muito interessante o espaço, pois poderei deixar as crianças com profissionais, em um local seguro e que tem varias atividades lúdicas e brinquedos adequados para a idade”, disse.

No espaço baby, a criança pode escolher entre o cantinho da leitura, o parquinho, a musicalização, movimento e dança, ou fazer pintura facial. “A criança deve ser deixada por livre e espontânea vontade, fortalecendo a auto- estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social”, é o que afirma uma das gestoras do Cmei Sítio do Pica-pau Amarelo, Gueuri-ane, que estava orientando os pais e mães durante a abertura.

No final da programação, a professora da academia Sport Fitiness, Gleize Braga, estimulou o público a dançar ao ritmo da Zumba, dentro da programação da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (fundesportes).

A Fundesportes e a Fundação Cultural de Palmas realizam o “Cesamar 24 Horas”, evento que promoverá atividades esportivas durante 24 horas nas dependências do Parque e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fará distribuição de mudas, no projeto Viveiro Educador.