Parque das Artes da Capital será inaugurado nesta sexta-feira, 20

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 19 de maio de 2022 às 17:51

Inauguração faz parte das festividades pelo aniversário de 33 anos da Capital

Ao completar 33 anos, a cidade de Palmas receberá o seu primeiro ‘Museu a Céu Aberto’, o ‘Parque das Artes’, que será inaugurado nesta sexta-feira, 20, às 19 horas, com o lançamento do edital de seu primeiro monumento e inauguração do projeto ‘Janelas Casa Cor’. A programação, que acontece no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, faz parte das festividades do aniversário da Capital.

Idealizado para ser uma extensão do Espaço Cultural José gomes Sobrinho, o Parque das Artes foi concebido para exibir esculturas ao ar livre e fazer uma conexão entre dois equipamentos públicos de cultura, o Espaço Cultural e a Feira da 304 Sul ao grande eixo-viário da cidade, a avenida Teotônio Segurado. A proposta, além de integrar os espaços públicos, deverá ampliar seu uso, levando a uma maior apropriação por parte da população.

Além de um local para exibição de artes visuais, o Parque das Artes tem como objetivo ser um espaço para convivência, que vai abrigar cafés, lanchonetes, sebos, lojinhas de artesanatos, entre outras. “Vamos ampliar o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e as possibilidades de uso desse equipamento público e suas imediações, um local para o lazer, a cultura e a convivência como foi idealizado”, conta o presidente da FCP, Giovanni Assis. Ele ainda ressalta a experiência ocorrida no Natal de 2021, que teve uma ótima aceitação por parte da comunidade.

Para sempre luz

A ocupação artística do Parque das Artes acontecerá por editais e chamamento público. O primeiro edital selecionará projeto de escultura, site-specific e instalação sensorial, que integre arte, tecnologia e meio ambiente, que será intitulada ‘Para sempre luz’ em homenagem às vítimas da Covid-19.

Janelas CasaCor

Junto com a inauguração, o Parque das Artes receberá o projeto ‘Janelas CasaCor', uma parceria da CasaCor, construído com recursos privados e com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da cessão do Espaço. O Projeto é uma iniciativa da Casacor, a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.

Por meio de vitrines instaladas em contêineres, criados pelo elenco de arquitetos e designers de interiores da CasaCor, a exibição ocorre em praças, parques e ruas de diversas cidades brasileiras. Palmas recebeu a primeira edição do 'Janelas CasaCor' em 2021, na Praia da Graciosa.  Neste ano, o 'Janelas CasaCor Tocantins' irá apresentar 20 ambientes assinados por 20 escritórios e profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo de Palmas. A exposição estará aberta para visitação até 03 de julho.

Parte da estrutura do 'Janelas CasaCor' será doada ao Parque das Artes, como contrapartida pelo uso do espaço público.