Participantes do Programa Vida no Trânsito realizam palestra na UFT nesta segunda-feira

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação / Semus | Publicado em 22 de maio de 2023 às 08:22

Evento é aberto ao público e acontece a partir das 19 horas

O movimento Maio Amarelo foi criado com o intuito de chamar a atenção da população para o alto índice de vítimas no trânsito e educar os motoristas para serem condutores defensivos. Por isso, nesta segunda-feira, 22, participantes do Programa Vida no Trânsito darão uma palestra sobre os acidentes de trânsito e os traumas provocados por eles, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir das 19 horas. O evento é aberto ao público que deve fazer a inscrição previamente aqui

Os palestrantes são a coordenadora de projetos do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Palmas, Claudete Nascimento, o membro da equipe Educação para o trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Josimar Pereira e o coordenador da Comissão de Gestão de Dados e Informações do Programa Vida no Trânsito, Zuilton Chagas. O evento foi organizado pela Liga Universitária Tocantinense de Trauma e Emergência (LUTTE) da UFT.

Projeto Vida no Trânsito (PVT)

O programa foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) e tem como principal característica o trabalho conjunto entre diversos setores ligados direto ou indiretamente às vidas no trânsito. O objetivo principal do PVT é o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito. Palmas é uma das cinco cidades brasileiras participantes do Vida no Trânsito, ao lado de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Teresina (PI).

O PVT de Palmas é composto atualmente pelos seguintes representantes: Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística, Polícia Civil do Tocantins e Corpo de Bombeiros.