Participantes garantem inscrição no Festival Gastronômico de Taquaruçu no penúltimo dia de prazo

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 16 de setembro de 2021 às 17:42

Com vagas para 42 concorrentes, evento será realizado no período de 28 a 31 de outubro, no Distrito

O prazo de inscrições para o 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) encerra nesta sexta-feira, 17, às 18 horas. Participantes iniciantes e veteranos não deixaram para o último dia e já se registraram na disputa gastronômica do evento.

Robson Corrêa, que participou de oito edições do FGT e esteve entre os vencedores, não esconde o grande entusiasmo em participar de mais uma edição. “A expectativa para esse ano é alta, pois ano passado não era possível vender, confesso que estou eufórico para apresentar meu prato”, disse o inscrito ao antecipar que a receita é bastante inovadora para o ramo de venda de pastéis, pois se trata de uma receita sem lactose. “Este ano inovamos, como sou intolerante a lactose, pensei em várias pessoas como eu e inovei trazendo uma receita de pastel de strogonoff de carne de sol, com leite de castanha de caju, e garanto que será uma experiência gastronômica inesquecível”.

Outra que garantiu a inscrição na disputa foi a principiante Bruna Luiza Oliveira.  “Já estou feliz em estar me inscrevendo e espero poder participar desse grande evento”, disse Bruna. Sobre o prato, a concorrente diz ter preparando um prato de origem italiana, que é o risoto, mas promete que vai dar um toque bem tocantinense ao prato. “O nome do meu prato é risoto pé de serra, o pé de serra, pois é feito à base de chambari, com brunoise de abóbora cabotiá, e foi bem aceito pelos amigos e família, espero agradar o paladar dos jurados”, disse Bruna.

Inscrições

Para facilitar e agilizar as inscrições, antes de comparecer à Agência de Turismo de Palmas (Agtur), os interessados podem obter todos os detalhes sobre o certame na página da Agtur, onde constam o edital , ficha técnica, ficha de inscrição, termo de compromisso e responsabilidade e termo de autorização de uso de imagem e a declaração. Todos os documentos devem ser impressos, preenchidos e entregues no ato da inscrição.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail inscricoesfgt@gmail.com ou presencialmente com agendamento prévio pelo telefone 3212-7238, no Centro de Atendimento ao Turista de Taquaruçu (Catur), Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca e no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues de Palmas, no Plano Diretor Sul, das 13 às 18 horas.

A inscrição é aberta a todos interessados, porém a participação na competição final será apenas para os classificados na etapa de degustação. Na categoria ‘Rota Gastronômica’ participam apenas os estabelecimentos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande e na categoria ‘Cotas de incentivo à gastronomia de Taquaruçu’ apenas moradores do Distrito. Para estas categorias, além dos documentos requisitados, deve ser enviado o comprovante de endereço.

Já os concorrentes da categoria ‘Trailer/Food Truck’, além da documentação de inscrição, também devem anexar fotos coloridas dos equipamentos, infraestrutura para preparação de alimentos, conforme Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e documentação em dia do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Serão mantidas as cinco categorias ‘Comidinha Salgada’, ‘Prato Salgado’, ‘Prato Doce’, ‘Trailer/FoodTruck’ e ‘Rota Gastronômica’. A premiação será de R$ 6 mil para os primeiros colocados; R$ 2 mil aos segundos colocados; e os terceiros colocados receberão o valor de R$ 1 mil.

Vagas

Nesta edição serão 42 vagas, com cinco categorias distribuídas em ‘Comidinha Salgada’, ‘Prato Salgado’ e ‘Prato Doce’, com nove vagas cada uma delas, e ‘Trailer/FoodTruck’, com cinco vagas, sendo uma de cada categoria para cota de Taquaruçu. Para a categoria estabelecimentos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande são dez vagas.

Para mais informações, o regulamento completo poderá ser consultado na íntegra aqui.