Pelo sétimo ano consecutivo, Palmas conquista o 1º lugar no ranking de cidades inteligentes da região Norte

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Secom | Publicado em 04 de outubro de 2022 às 13:37

Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu a premiação em São Paulo, onde acontece o Connected Smart Cities & Mobility 2022

Palmas conquista mais uma vez a primeira colocação entre as cidades mais inteligentes da região Norte do país. O Ranking Connected Smart Cities foi apresentado nesta terça-feira, 4, durante uma cerimônia que aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, dentro da programação do Connected Smart Cities & Mobility 2022, que vai até o dia 7.  

Admiradora do conceito de cidade inteligente, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, recebeu pessoalmente o prêmio. “É gratificante ocupar posições de destaque. Pelo sétimo ano consecutivo, Palmas recebe este reconhecimento; estas classificações são muito importantes para medir o nosso nível de desenvolvimento e para nos balizar nas tomadas de decisão.” 

O estudo tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Esta é a 8ª edição do ranking, que analisa, no total, 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. 

 

Educação

Dos 11 eixos analisados, Educação é o que Palmas alcançou a melhor posição na edição 2022, com o 17º lugar entre os 677 municípios avaliados. “A educação está entre as prioridades da nossa gestão, com investimentos tanto na estrutura física de nossas unidades escolares, quanto na qualificação dos educadores”, afirma Cinthia, destacando os resultados positivos alcançados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021, recentemente publicados. “Entre as capitais, ficamos em 1º lugar nos anos finais, junto com Teresina (PI), e 2º lugar nos anos iniciais, isso mostra que estamos no caminho certo para recuperar a educação nesse pós-pandemia”, diz a prefeita.  


Painel 

Após a cerimônia de premiação, a prefeita de Palmas participou de um painel com as presenças do prefeito de Balneário Camboriú (SC), Élcio Rogério Kuhnen; o secretário de Governo de São Caetano do Sul (SP), Jefferson Cirne da Costa; o diretor comercial e de marketing da Urban Systems e correalizador do evento, Willian Rigon; e Marco Vinholi, superintendente do Sebrae de São Paulo. Cinthia Ribeiro falou dos aspectos que tornam Palmas uma cidade atrativa para investimentos e colocam o município entre os mais conectados e inteligentes do País. 

“Palmas está andando lado a lado com a sustentabilidade. Iniciativas como os programas Palmas Solar, Muda Clima e Renova Palmas, ações de eficiência energética - entre elas a substituição de energia convencional por energia solar em prédios públicos - nos posicionam como uma capital ativa e atuante nas causas ambientais”, destacou a prefeita ao responder sobre as estratégias da gestão para minimizar os impactos dos avanços tecnológicos no meio ambiente. 

 

Comunicação pública

A Prefeitura de Palmas também terá destaque na programação desta quarta-feira, 5, com a participação da secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta, no painel ‘Engajamento cidadão: desafios e oportunidades”. A secretária terá a oportunidade de falar sobre a experiência exitosa da Capital no engajamento do cidadão para participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, no ano passado. A consulta pública on-line realizada por meio do aplicativo Colab alcançou mais de 1% da população, feito inédito na mobilização dos cidadãos para discussão sobre prioridades, investimentos e melhorias para a cidade. 

Também participam do Connected Smart Cities & Mobility o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis; os técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano Lúcio Cavalcante e Frederico Coli Mendes, e o deputado estadual eleito Eduardo Mantoan.