Personalidades do cinema tocantinense serão homenageadas no V Festival de Cinema Estudantil Você na Tela

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 10:25

Recebem a homenagem este ano o jornalista Hermes Leal e o cineasta Hélio Brito

O que faz um festival de cinema? Além da exibição de filmes, mostra competitivas e não competitivas, oficinas de formação, um festival de cinema também enaltece aqueles que ajudaram a construir a história do audiovisual. O Festival de Cinema Estudantil Você na Tela não será diferente e, por meio dos troféus Você na Tela e Tião Pinheiro, homenageará personalidades do cinema e da comunicação no Tocantins. As homenagens acontecem durante a cerimônia de premiação dos melhores filmes, nesta quarta-feira, às 19 horas, com transmissão ao-vivo pelo canal do Você na Tela no YouTube

O Troféu Você na Tela de Cinema será entregue aos grandes nomes do cinema tocantinense, pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do audiovisual na região ao longo dos anos. São personalidades e pioneiros no registro cinematográfico e na formação da história da Capital. Nesta edição o homenageado é o cineasta Hélio Brito. 

E inspirado no jornalista, escritor e compositor José Sebastião Pinheiro, o troféu Tião Pinheiro homenageia os grandes nomes da comunicação e do jornalismo de Palmas. Pessoas ligadas à história do Município e que contribuíram, por meio do jornalismo, para a divulgação do cenário cultural e do próprio Festival Você na Tela. Este ano recebe a homenagem o jornalista Hermes Leal. 

Hermes Leal 

Natural de Araguaína, é diretor, escritor, roteirista e produtor. Formado em Jornalismo (UFG), Mestre em Cinema (ECA/USP) e Doutor em Letras e Linguística, na área de Semiótica Francesa (FFLCH/USP), tem sete livros publicados, incluindo o romance ‘Antes que o sonho Acabe’ (Geração Editorial, 2016), que será filmado com direção do premiado cineasta Lírio Ferreira e distribuição da O2 Play, e a publicação do doutorado, ‘As Paixões na Narrativa’ (2017), pela Editora Perspectiva. Hermes Leal nasceu em Araguaína (TO). 

Roteirista e diretor de importantes séries de TV, como ‘Pensamento Contemporâneo’ (canais Curta! e CineBrasilTV), com oito episódios abordando temas do Café Filosófico, da TV Cultura, com os maiores pensadores do Brasil e do mundo. Sua série ‘Cineastas’ estreou em 2017 no canal Prime Box Brazil, exibida em 2020 pelos canais Curta! e A&E, e disponível no streaming.   

Hélio Brito - Diretor, roteirista e produtor

Natural de Porto Nacional, Hélio Brito é documentarista, curta-metragista e publicitário. Foi presidente do Cineclube Antônio das Mortes de Goiânia e vice-presidente da Associação Brasileira de Documentarista -GO. No início dos anos 90 voltou para o Tocantins e montou uma Produtora de Vídeos Publicitários. Entre 1983 e 2018 produziu 14 filmes de curta, média e longa-metragem (documentário e ficção).