Pesquisadoras da Fesp apresentam ao MPE projeções de casos e da demanda hospitalar da Covid-19

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 13 de maio de 2020 às 11:32

Apresentação do estudo será nesta próxima quinta-feira, 14, às 14 horas, de forma virtual

O número de casos de infectados com o novo coronavírus (Covid-19) no Brasil vem subindo a cada dia.  Nesta terça-feira, 12, o registro de casos da doença é 172.790 pessoas infectadas e o número de mortes já ultrapassa mais de 12 mil em todo o país. No Tocantins, são 828 casos confirmados e 14 óbitos até a manhã desta terça, 12.  Segundo projeções de especialistas da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) que compõem a Câmara Técnica de Apoio ao Comitê de Crise para a Prevenção, Monitoramento e Controle do  Novo Coronavírus (Covid-19), do Governo do Estado do Tocantins, estes números podem aumentar ainda mais nos próximos dias.

 

Cientes do estudo realizado pelas pesquisadoras da Fesp, o Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) convidou a Drª. Lorena Dias Monteiro, que é especialista em Saúde Coletiva com ênfase em epidemiologia de doenças transmissíveis, e Eliane Lino Pereira Franchi, especialista em Doenças Tropicais, para apresentarem nesta próxima quinta-feira, 14, às 14 horas, de forma virtual, aos membros do CAOSAÚDE e aos promotores de Justiça que atuam na saúde pública o estudo realizado do atual cenário no Estado. 

 

A pesquisadora Drª. Lorena Monteiro conta que as projeções da Covid-19 no Tocantins têm se confirmado e destaca que o número real de tocantinenses infectados pelo vírus é ainda maior. “As projeções englobam aspectos como a pressão hospitalar por Covid-19 sem isolamento social, a demanda hospitalar, leitos e clínicas disponíveis e as projeções das demandas”, destaca.