PlanMob amplia discussões para ouvir moradores e comerciantes da Avenida Tocantins

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 05 de junho de 2023 às 11:23

Encontro encerrou as rodadas de discussões temáticas de mobilidade e debateu as problemáticas da localidade, no auditório do Resolve Palmas de Taquaralto

O sistema de mobilidade urbana da Capital vem sendo discutido nas diversas ações intersetoriais organizadas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana( Sesmu). E neste sábado, 3, foi a vez de ampliar o debate do Plano de Mobilidade Municipal (PlanMob) com a participação dos moradores e comerciantes da região Sul. O encontro aconteceu no auditório do Resolve Palmas de Taquaralto e a pauta central foi sobre a requalificação da Avenida Tocantins, um importante centro econômico de geração de emprego e renda no município.

Durante a reunião, os participantes contribuíram dando sugestões e fazendo apontamentos quanto aos problemas, potencialidades e soluções, com o foco nas temáticas de desenvolvimento econômico e social, infraestrutura urbana e serviços públicos, acessibilidade, mobilidade e transporte. As sugestões foram tabeladas e serão avaliadas pelas equipes da prefeitura, para serem incluídas entres as propostas, conforme os critérios de viabilidade técnica. Entre as principais queixas apontadas, estão a necessidade de readequação da ciclovia, padronização das calçadas, mobilidade para os pedestres, falta de vaga de estacionamento, dentre outras.

“Nós estamos estudando não só o eixo principal da Avenida Tocantins, mas também, as vias que compõem o seu entorno. E o diálogo com a comunidade é necessário, pois às vezes, a visão técnica, sozinha, não atende aos anseios da comunidade. O município precisa obedecer também o marco legal, ou seja, o Plano Nacional de Mobilidade Urbana que cria as hierarquias viárias, sendo o pedestre prioritário nas demandas do trânsito”, ressaltou a arquiteta e diretora de Projetos Urbanísticos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Impup), Denise Moraes Rech.

A atividade contou com a participação de inúmeros empresários e trabalhadores da localidade, como o caso da comerciante Socorro Leite, que mora na região há mais de 25 anos. Ela destacou a importância do diálogo entre a gestão municipal e a população. “Só de estarem ouvindo a gente, já considero importante. E nós estamos aqui, abertos para o diálogo e contribuir com a prefeitura na melhoria da nossa avenida”, destacou.

Planmob

A próxima etapa do PlanMob será a fase de prognóstico, que discutirá as questões a respeito dos deslocamentos urbanos, com as projeções de demandas e crescimento da cidade e a infraestrutura viária projetada para as novas áreas de loteamentos urbanos.  Estas e outras problemáticas serão debatidas na terceira audiência pública do PlanMob, prevista para ser realizada no final deste mês.

Participaram da reunião temática autoridades do legislativo da Capital, gestores municipais, comerciantes, proprietários de móveis, lideranças e moradores da localidade.

Texto e edição: Secom/Palmas