PlanMob chega à etapa final de formulação e aprovação das propostas a serem implementadas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 07 de agosto de 2023 às 05:38

No último final de semana foram concluídas as discussões da fase de prognóstico em audiência pública realizada no Resolve Palmas de Taquaralto

As tratativas para construção do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob) seguem avançadas. No último sábado, 5, foi concluída no auditório da unidade do Resolve Palmas de Taquaralto, a terceira audiência pública que compõe a etapa de prognóstico, análise dos resultados dos dados e pesquisas para o levantamento das ações e diretrizes que irão compor a etapa final de formulação e aprovação do plano, que está  previsto para ser concluído ainda neste semestre. 

Na próxima rodada de audiência pública, que marcará o adensamento das propostas e a gestão do plano de ações resultantes dos estudos técnicos produzidos durante as etapas anteriores, serão discutidas ainda as prioridades como as ações que precisam ser feitas em melhoria da infraestrutura do sistema de mobilidade urbana da Capital. 

“Chegamos a uma etapa crucial, baseada nos estudos, diagnóstico e prognóstico já finalizados. Vamos apresentar as propostas e as possíveis soluções para mitigar os problemas que irão servir como diretrizes para as intervenções necessárias no modal viário palmense”, ressaltou a superintendente de Trânsito e Transporte da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Valéria Oliveira, destacando também que a participação da população e demais setores da sociedade é de fundamental importância para definir os trabalhos considerados prioritários.

A moradora do Jardim Aureny IV Leila Miranda, que é empreendedora do ramo de confecções, participou e contribuiu com as discussões durante a audiência em Taquaralto. Ela lembrou que o reordenamento das linhas do transporte coletivo, umas das propostas previstas nos estudos, irá atender às necessidades dos usuários, além facilitar os deslocamentos com mais agilidade e diminuir o número de veículos que circulam pelas vias da Capital.

Portal PlanMob

O PlanMob é um instrumento de planejamento que vem sendo construído por meio de diferentes atividades intersetoriais, coordenadas pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, com a promoção de estudos técnicos, pesquisas de dados, reuniões temáticas e setoriais, bem como, a realização de audiências públicas descentralizadas. O mapeamento técnico chega, agora, à etapa final, que estabelecerá um plano estratégico, metas e ações do sistema de mobilidade da cidade para os próximos 10 anos. 

Acompanhe o cronograma, os relatórios com as informações das etapas e todo processo para implementação do PlanMob por meio deste link.