PlanMob: equipes coletam respostas sobre as formas de deslocamento diário dos palmenses

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 09 de junho de 2022 às 14:50

Pesquisa de origem e destino segue pelas ruas da Capital

A pesquisa de origem e destino promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) segue em diferentes pontos da Capital. As equipes de pesquisadores estão levantando dados nos domicílios com o objetivo de conhecer as principais formas de deslocamentos dos palmenses. Os resultados servirão de base para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Municipal (PlanMob).

As abordagens e o processo de coleta das respostas duram em média cinco minutos, e os pesquisadores estão com camisetas do PlanMob e crachás de identificação. O questionário conta com perguntas relacionadas aos trajetos da população no dia a dia, como os horários de chegada e saída, o meio de transporte utilizado, se algum morador da residência já foi vítima de acidentes no trânsito, dentre outras situações.

Na manhã desta quinta-feira, 09, os pesquisadores coletaram dados no setor Bertaville. Os aposentados Ademar Alves de Oliveira e Margarida Marques, moradores da localidade, contribuíram com a pesquisa. Na ocasião, eles informaram que os meios de transportes que eles utilizam atualmente são por via do transporte público e bicicletas. Após responderem os questionamentos, ressaltaram que esperam por melhorias no sistema de transporte urbano para a localidade.

De acordo com a superintendência de Trânsito e Transporte de Palmas, pesquisas nos domicílios já foram realizadas nas quadras das regiões norte e sul, no  setor Jardim Aureny IV e no Distrito de Taquaruçu.

Na última semana, foi finalizada a pesquisa de contagem volumétrica dos veículos em pontos estratégicos da Capital. A amostragem visa determinar a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos que passam por um ou vários pontos selecionados no sistema viário, em um determinado espaço de tempo.