Plano de acessibilidade levanta pontos para correção ou ampliação de calçamento

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 05 de junho de 2020 às 08:48

Meta inicial é identificar e melhorar 200 pontos de calçamento; os primeiros ficam próximos a órgãos públicos, escolas e serviços de saúde

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) iniciou o levantamento para revisão de calçadas na Capital. Uma equipe da Superintendência de Obras Civis realiza visitas a avenidas, quadras e bairros para conferência de pontos viáveis para rampas de acessibilidade, prolongamento de calçadas inacabadas e correções necessárias nos passeios.

A meta é realizar a revisão de 200 pontos distintos de calçadas em toda a Capital para correção ou ampliação do calçamento. As correções e melhorias de acessibilidade serão executadas pela própria Seisp, com recursos próprios, ao longo do ano.

Os primeiros 60 pontos já foram identificados, todos em torno de escolas, unidades de saúde, hospitais, órgãos públicos e em avenidas com sinalização semafórica. O levantamento faz parte da primeira fase do Plano de Ação de Acessibilidade da Pasta com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (Sesmu).

Melhoria

Trecho da Avenida LO-08, nas proximidades da Superintendência da Polícia Federal no Tocantins, é um dos pontos onde a revisão já garantiu novo calçamento.  Outro ponto, com trabalhos já em andamento, atenderá comunidade escolar nas proximidades do Colégio Militar do Estado do Tocantins, na Arne 23 (206 Norte). A Arse 132 (1306 Sul) também será contemplada com acessibilidade, em alamedas internas e avenidas externas à quadra.