Poder público municipal realiza fiscalização para garantir o cumprimento da quarentena em Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 29 de março de 2020 às 17:15

Intenção é reforçar o convencimento da população sobre as estratégias de contenção do novo coronavírus

A Prefeitura de Palmas, em parceria com o Governo do Estado, realizou neste domingo, 29, uma ação de fiscalização em conjunto com a equipe da Diretoria de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurs), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e polícias Civil e Militar.

 

A intenção foi levar à população informações sobre o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, usando como instrumento principal o isolamento social.

 

Nas abordagens, que entraram para a rotina da Capital desde a declaração de calamidade em consequência da doença, os agentes orientam a população a evitarem sair de casa a menos que seja para atividades essenciais, a exemplo da compra de comida e medicamentos, além de possíveis idas ao médico, quando totalmente indispensáveis.

 

Na outra ponta, a fiscalização também faz com que comerciantes que não estão autorizados, fechem seus estabelecimentos. Os únicos pontos comerciais autorizados a funcionar no período de quarentena são os supermercados, farmácias, postos de saúde e hospitais. Restaurantes, lanchonetes e similares podem funcionar no sistema disque entrega.

 

A equipe de fiscalização apela para o bom senso da população e pede a colaboração para que as atividades sejam realizadas sem resistência, uma vez que a intenção é poupar vidas.

  

O fiscal de Obras e Posturas da Sedurs, Adriano Parrião, explicou que o poder público reconhece como legítima a preocupação de comerciantes e trabalhadores com os reflexos da quarentena para a economia, mas afirma que esta é a medida mais eficaz segundo estudos de especialista para minimizar as possibilidades de contágio e salvar vidas.

 

“Estamos repetindo exaustivamente o pedido para aqueles que podem que permaneçam em suas casas, para sua autoproteção e proteção dos que precisam trabalhar para manter o funcionamento dos setores que não podem parar”, disse.

 

As fiscalizações percorreram o Plano Diretor, píers 1 e 2 da Praia da Graciosa, Aurenys, Taquaralto e Distrito de Taquaruçu.