População ajuda a definir investimentos para a saúde de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de agosto de 2017 às 21:39

Cinco tópicos foram considerados fundamentais na área da saúde

Morador da quadra Arso 111, o pedreiro José Carvalho que também compõe o Conselho de Saúde Local da sua região levantou cedo no último sábado, 5, para ir a primeira audiência pública do Plano Plurianual, realizada na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na quadra Arse 132. Ele decidiu participar do grupo de debates da área da saúde, pois de acordo com ele seria a oportunidade de ouvir o que a gestão estava propondo de ações e também compartilhar os principais anseios da sua comunidade.

O pedreiro acompanhou a apresentação das ações e serviços de saúde que a gestão pretende desenvolver no período de 2018-2021. Observou que as políticas de atenção e vigilância em saúde, bem como os determinantes sociais de saúde nos territórios serão priorizadas. “Muita coisa que foi apresentada aqui é o que a população realmente precisa. Na minha região por exemplo, precisamos da instalação de uma nova unidade de saúde, pois o número de famílias que moram naquele território aumentou bastante, tornando o Centro de Saúde mais próximo pequeno para a demanda”, cobrou o morador.

O assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Alessandro Pantoja, explicou durante o encontro sobre a importância do planejamento de investimentos e mostrou um estudo técnico as ações e projetos que a secretaria identificou com prioridade de execução para os próximos. “Com as audiências públicas teremos a participação de representantes da comunidade, dos trabalhadores em saúde, das entidades entre outros que queremos definir as prioridades de investimentos para todas as regiões da cidade”, fala Pantoja ressaltando a importância da população participar e se envolver no processo de planejamento.

Moradora da Arse 71, dona Mariana Vieira, também aproveitou a ocasião para solicitar mais eficiência para a marcação de exames. “Foi atendida pelo médico de família e ele me solicitou exame para verificar um problema de audição. Já me ligaram várias vezes para marcar uma nova consulta, mas não tenho como voltar ao médico sem o exame solicitado”, conta a aposentada.

Demandas

As propostas e as demandas apresentadas nesta primeira audiência serão analisadas para adequar no PPA da saúde. "Queremos saber quais as reais necessidades da comunidade. É importante que conste nesse documento as solicitações de cada região. Notamos que algumas são, realmente, obras e ações emergenciais, e outras são projetos pensando para a região no futuro", comenta o secretário da Saúde, Nésio Fernandes.

Na reunião desse sábado, medidas foram consideradas fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Entre elas estão manter em 100% até 2021 a cobertura populacional estimada pelas equipes de Saúde da Família; ampliar de 91% para 100% a cobertura populacional estimada pelas equipes de Saúde Bucal até 2021; aumentar a cobertura vacinal em crianças menores de 2 anos para 85% até 2021; aumentar de 89%  para 95% o número de consultas médicas especializadas realizadas em relação às consultas agendadas até 2021; além de construir e reformar novas unidades de saúde.