Por mais segurança nos empreendimentos habitacionais, Sehab e SSP-TO vão unir forças

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 12 de maio de 2023 às 10:57

Ações em conjunto visam proteger os moradores das unidades de moradia popular em Palmas

A segurança pública é uma preocupação constante em qualquer comunidade, especialmente em áreas urbanas onde a densidade populacional é maior. Foi nesse sentido que a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab), buscou a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) para que, em conjunto, possam desenvolver ações que ofereçam um ambiente seguro e tranquilo às pessoas que residem nas unidades de moradia de interesse social pelo município. Para isso, representantes das pastas percorreram alguns residenciais para identificar demandas e auxiliar o sistema de segurança a combater casos de criminalidade.

Com a união desses esforços, aliado ao trabalho já realizado pela Guarda Municipal, o secretário da Sehab, Fábio Frantz, acredita que será possível planejar ações integradas mais efetivas que visem coibir ações delituosas nas áreas habitacionais, além de garantir a prevenção de situações de risco para os moradores. “Vamos trabalhar juntos com a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Metropolitana no intuito de zelar da sociedade."

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, entre as medidas que podem ser tomadas estão: reforçar o patrulhamento ostensivo, promover conversas com os representantes das associações de moradores, a instalação de sistemas de monitoramento e a realização de campanhas educativas para conscientizar os moradores sobre medidas de segurança pessoal e coletiva. “A gente percebeu, junto à população, um clamor pela segurança pública. E essa visita nos dará orientação pra que possamos fortalecer alguns eixos, em especial as investigações pra que no curto e médio prazo possamos tirar de circulação algumas pessoas pra restabelecimento da paz social." 

A Secretaria Municipal da Habitação desenvolve projetos sociais no período de pós-ocupação para que os moradores possam ser inseridos no mercado de trabalhos, desenvolvam as associações comunitárias, além de promover melhorias e bem estar dentro dos empreendimentos, com a realização dos plantões sociais, que acontecem todas as semanas.

Visita
Os secretários visitaram os residenciais Barra da Tijuca, Jardim Vitória 1 e 2 e Recanto das Araras 1 e 2, e conversaram com alguns moradores que se mostraram preocupados coma  segurança e confiantes com o trabalho em conjunto entre os órgão, a exemplo da moradora do Recanto das Araras 2, Mara Rúbia Nogueira. “Precisamos de segurança e espero que o policiamento seja constante”.

Segundo a síndica do Residencial Barra da Tijuca, Gilda Barbosa, a presença da polícia no residencial traz mais segurança ao local. “Acredito nos ajudará a afastar os casos de violência que têm ocorrido na nossa região e espero que nós possamos contar sempre com a Polícia", disse.

Também participaram da visita o delegado-geral, Claudemir Luiz Ferreira; o corregedor-geral, Anderson Queiroz; o delegado Roger Knewitz; o diretor de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, delegado Afonso José Lyra; os delegados da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas), Israel Andrade Alves e Eduardo Menezes; agentes de Polícia Civil; o secretário executivo da Sehab, Nilton Andrande; e a diretora de Projetos Sociais da Sehab, Helena Barbosa dos Santos.

 

Texto: Wédila Jácome / Secom

Edição: Secom Palmas