Potencialidades e desafios da Residência foram debatidas durante o I Encontro Tocantinense de Residências em Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 22 de novembro de 2019 às 18:45

Neste sábado, 23, as atividades do Encontro começam às 8 horas com apresentação de painéis temáticos

Discutir a residência em saúde dentro do contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), levantando suas potencialidades, contradições e os desafios que vêm pela frente foi o foco do I Encontro Tocantinense de Residências em Saúde, que teve sua abertura no Auditório do Ceulp/Ulbra, na manhã desta sexta-feira, 22, e segue até sábado, 23.

Neste próximo sábado, 23, as atividades do Encontro começam logo às 8 horas com a apresentação dos painéis temáticos, apresentações dos Projetos Aplicativos e o encerramento cultural. Toda a programação acontece no Auditório do Ceulp/Ulbra.

Em um espaço autônomo, com uma rica programação o evento contou, nesta sexta, 22, com a participação de profissionais residentes, preceptores, tutores, coordenadores, gestores, demais trabalhadores da saúde e usuários que, juntos compartilharam suas experiências de atuação na rede de saúde pública.

De acordo com o enfermeiro e residente de Saúde Coletiva, Jonathan Tavares, o encontro é mais um espaço para fortalecer a aproximação com as residências e seus autores, com as instituições de ensino superior e a gestão. Momento que para ele, propicia troca de experiências, discussões, democratização e participação social através de rodas de conversa, grupos de trabalho, elaboração de Carta final com sugestões de melhorias nos programas de residências e compartilhamento de saberes. “Os debates promovidos durante o Encontro vêm para contribuir e aperfeiçoar a política de formação no SUS, bem como ajudar na melhoria das condições de trabalho nos serviços de saúde. Acreditamos que este encontro irá proporcionar a continuidade dos debates, buscando em outros momentos, aprofundar e fortalecer a integração entre os atores que compõem a Residência e que também constroem o Sistema Único de Saúde”, observa justificando que importante que os novos residentes continuem na luta para garantir políticas públicas nacionais de saúde,  integração, e do fortalecimento e da defesa do coletivo de residentes em áreas de saúde.

“Acompanhar o protagonismo dos nossos residentes, o rico debate e consolidação das  ações que vêm sendo implementadas pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) no sentido de fortalecer a política de formação no SUS e a luta para que a Educação Permanente em Saúde não seja uma política pontual é bastante gratificante”, relata a presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino acrescentando que o Encontro surgiu da necessidade das Residências discutirem sobre o SUS, principalmente no que diz respeito à política de educação permanente.

A programação pela manhã contou com a participação do sanitarista Dr. Ricardo Ceccim que aproveitou o espaço para falar sobre “Os desafios na Construção das Residências em Saúde”. Com boas explanações, Ceccim juntamente com Jaciela Leopoldino, Micheline Cavalcante do Ceulp/Ulbra, Vanilson Pereira preceptor da Fesp, entre outros representantes, relembram a história da criação dos primeiros programas de residências e também o caminho que foi seguindo até agora.

No período da tarde, foram montados os grupos de trabalho que trabalharam os seguintes temas: Residências como instrumento de Qualificação e Transformações dos Serviços de Saúde; Formação e Ensino nas Residências em Saúde e Valorização das Residências em Saúde como Estratégia de Provimento de Trabalhadores do SUS.