PPA 2022-2025: Câmara Técnica debate os serviços e os desafios da assistência social em Palmas

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 22 de setembro de 2021 às 18:17

Em formato virtual, participaram da reunião servidores públicos e representantes da sociedade; na sexta, 24, as discussões serão sobre ‘mobilidade’

Com um conjunto de políticas implantadas, a secretária municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Patrícia Amaral, apresentou os serviços e os desafios da assistência social para Palmas na reunião da Câmara Técnica com a temática ‘Social’, que ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22. A ação é parte do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 da Prefeitura de Palmas. Na sexta-feira, 24, a Câmara Técnica volta a se reunir para debater ‘Mobilidade’. As reuniões estão sendo realizadas de forma virtual em razão da pandemia.

A secretária Patrícia Amaral detalhou que a assistência social estrutura suas atividades da seguinte forma: Política de Atenção à Infância e à Juventude, Política de Atenção à Família, Política de Atenção à Pessoa Idosa, Política de Direitos Humanos, Política da Mulher e Política de Atenção à Pessoa com Deficiência. A Sedes tem como porta de entrada das demandas o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), tendo sete unidades em funcionamento na Capital, abrangendo todas as regiões do município. Palmas também conta com duas casas acolhidas para crianças e adolescentes e uma casa abrigo para mulheres.

“Um dos desafios é que a demanda pelos serviços do Desenvolvimento Social é crescente e temos que ampliar a oferta. Uma das ações implementadas pela gestão municipal para atender essa demanda foi o Cartão da Família, para as famílias que por algum motivo não tiveram acesso a nenhuma política emergencial, como o auxílio financeiro do governo federal, e estavam em uma situação de dificuldade”, explicou Patrícia. A gestora da Sedes informou que R$ 6 milhões foram investidos no Cartão da Família para atender moradores de todas as regiões de Palmas.

Representando a Ação Social Arquidiocesana de Palmas (ASAP), Samuel dos Reis Viana, destacou como fundamental a Prefeitura de Palmas, por meio da Sedes, construir uma parceria forte com as entidades sociais que atuam diretamente com as famílias em situações de vulnerabilidade, buscando conhecer as ações desenvolvidas e as demandas que precisam ser atendidas.

“As câmaras técnicas são importantes para debater as políticas transversais, que envolvem duas ou mais secretarias municipais, e contam com a participação de especialistas da sociedade e da universidade em conjunto com os servidores públicos do município. E através desse esforço coletivo, o objetivo é que os grupos pensem as políticas públicas centrada no planejamento e na transversalidade com foco nas ações que possam atender melhor a sociedade”, explica a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Idiane Abreu Cabral.

Foram convidados para reunião desta quarta os conselhos municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Assistência Social (CMAS), da Ação Social Arquidiocesana de Palmas (ASAP), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas, do Centro Juvenil Salesiano Dom Bom, da Fundação Semear e do Instituto de Gestão e Apoio aos Municípios Tocantinenses (IGAS).
 

PPA 2022-2025: reuniões das câmaras técnicas

24 de setembro - Mobilidade

27 de setembro - Cultura e Turismo

28 de setembro - Meio Ambiente

30 de setembro - Econômico