PPA 2022-2025: Câmara Técnica discute sobre as ações de inclusão de direitos

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação/Secom | Publicado em 16 de setembro de 2021 às 18:47

Insegurança alimentar é um desafio para Palmas nos próximos anos e deve ser considerado na elaboração do Plano Plurianual

A Câmara Técnica de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 debateu nesta quinta-feira, 16, o tema ‘Inclusão de Direitos’, onde foi pontuado o aumento do número de pessoas em situação de insegurança alimentar em Palmas. O secretário executivo do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) Palmas, Felipe Coelho, explica que em 2020 começou-se a fornecer alimentação às pessoas em situação de rua, foram 9.001 refeições; de janeiro a agosto deste já foram 13.352 refeições, um crescimento de 48,3%.

Coelho argumenta que os indicadores demonstram o crescimento da desigualdade social e, logo, a insegurança alimentar é um ponto que deve ser considerado na elaboração do PPA. Ainda sobre o ponto de vista das desigualdades, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) de Palmas, Simone Fontenelle da Silva, destaca que é fundamental pensar auxílio emergencial para o idoso, locação emergencial de moradia, criação de um local de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo e uma feira do empreendedor voltada para esse público.

A representante do Comdipi lembra como uma obra fundamental a construção de um centro de convivência no Jardim Taquari a ser inserida no PPA 2022-2025. Simone ainda ressalta a importância de a gestão municipal operacionalizar e apoiar a criação e funcionamento dos conselhos municipais.

Seguindo os protocolos sanitários e a necessidade de manter o distanciamento social em razão da pandemia, a reunião foi realizada no formato online, por videoconferência. A próxima reunião será na quarta-feira, 22, com o tema ‘Social’.

O PPA, em processo de elaboração, definirá as prioridades da gestão municipal para os próximos quatro anos - 2022 a 2025 -, elencando as ações que nortearão as políticas públicas.

Calendário - reuniões das câmaras técnicas:

22 de setembro - Social

24 de setembro - Mobilidade