PPA 2022-2025: consulta pública coloca em discussão a assistência social para o cidadão

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 20 de outubro de 2021 às 09:28

Palmenses poderão definir as prioridades da Prefeitura de Palmas para os próximos quatros anos por meio do Colab

Quando você ouve falar em assistência social quais demandas considera que a Prefeitura de Palmas deve priorizar? Criar programas para atender às mulheres vítimas de violência? Ampliar os serviços de convivência e interação para idosos? Essas são algumas das alternativas do tópico ‘Assistência social e defesa dos direitos’, que integra a Consulta Pública, uma das etapas do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, que teve início em julho deste ano. Em formato digital, o palmense poderá participar da consulta por meio do aplicativo Colab, disponível para os celulares Android e iOS, ou pelo site consultas.colab.re/ppapalmas.

Entre as 23 perguntas do formulário da Consulta Pública, está: ‘Para você, quais são as ações mais importantes para garantir maior justiça e inclusão social em Palmas?’ Para responder o questionamento, o cidadão deverá escolher até três itens prioritários. O tópico também apresenta as seguintes ações: capacitar os profissionais da área social; ampliar os serviços de proteção social; melhorar os programas de acompanhamento das crianças e adolescentes em situação de risco; ampliar o programa de acolhimento das pessoas em situação de rua; promover ações de conscientização da população em temas como direitos humanos e respeito à diversidade.

A Consulta Pública também pontua como objetivos das ações na área de assistência social fortalecer o acompanhamento das famílias beneficiárias do Bolsa Família; reforçar os equipamentos e as ações de Segurança Alimentar e Nutricional; incentivar maior autonomia econômica às mulheres; intensificar as ações de prevenção à violência doméstica e sexual e reforçar as ações antirracistas.

Entenda

A Consulta Pública tem 23 perguntas que o cidadão poderá responder, todas ou não, divididas nos seguintes tópicos: Educação; Saúde; Juventude, Esporte e Lazer; Assistência Social e Defesa dos Direitos; Habitação e Regularização Fundiária; Mobilidade Urbana; Segurança Pública; Desenvolvimento Rural e Agronegócio; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energias Sustentáveis; Cultura e Turismo; Economia, Emprego e Renda; e Transparência, Controle e Gestão.

Caso o cidadão não tenha conhecimento, opinião ou não queira responder sobre algum tópico, basta escolher a última alternativa ‘Não sei ou não quero opinar’ e ir para a próxima pergunta.

Consulta Pública do PPA

Aplicativo - iOS ou Android: basta pesquisar na loja de aplicativos pelo nome Colab.

Acesse o Colab pelo aplicativo ou pelo site consultas.colab.re/ppapalmas e faça o cadastro. Entre, colocando login e senha, e busque a Consulta Pública; caso esteja no computador, clique na barra vertical à direita, no celular, basta deslizar o dedo.