PPA 2022-2025: consulta pública digital amplia participação social em 400%

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 15 de novembro de 2021 às 15:05

Mais de 3,3 mil palmenses apresentaram sugestões para a Prefeitura de Palmas investir na cidade pelos próximos quatro anos

A consulta pública do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 da Prefeitura de Palmas terminou nesse domingo, 14, com a participação de 3.359 palmenses no processo de elaboração do planejamento da gestão pública para os próximos quatro anos. Comparando com o processo participativo do PPA 2018-2021, realizado em 2017, 676 pessoas participaram das quatro audiências públicas presenciais realizadas, o formato digital permitiu quase cinco vezes mais participantes, um crescimento de aproximadamente 400%. Outro avanço identificado é que os cidadãos puderam opinar sobre todas as áreas da gestão e com uma sistematização mais precisa, em razão do formato digital.

“Adotamos esse modelo em razão da pandemia da Covid-19 e os riscos que aglomerações poderiam gerar, e o formato digital foi bem aceito. Nos últimos anos já estava sendo difícil reunir as pessoas para discutir a cidade e por isso decidimos levar o debate até suas casas”, conta o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Eron Bringel Coelho. Segundo ele, o resultado indica a popularização do uso da ferramenta. “O Colab também é um aplicativo de contato direto com a gestão pública e as pessoas estão aderindo para enviarem suas demandas diárias de serviços públicos.” A Consulta Pública teve início no dia 30 de setembro, com encerramento nesse domingo, 14 de novembro.

Participação ativa

O presidente da Associação dos Moradores da Quadra Arne 54 (408 Norte), Carlos Humberto Lustosa de Sousa, aprovou o formato, porque, para ele, na correria do dia a dia era muito difícil participar das audiências públicas. Lustosa avalia que, por meio digital, os moradores participaram mais ativamente do PPA, que é um processo muito importante para garantir as conquistas. “Muitos moradores se mobilizaram no grupo de WhatsApp da quadra, cobraram dos vizinhos e publicaram nas redes sociais. Vejo o formato digital como uma tendência natural e que deve ser mantida. Aqui na quadra já aprendemos que se queremos uma coisa precisamos garantir sua inclusão no PPA. Foi assim que garantimos os serviços públicos como a pavimentação asfáltica”, pontuou.

A presidente da Associação de Moradores do Setor Sul, Maria Helena Guimarães, ressaltou que a possibilidade de as pessoas participarem do PPA das suas casas, sem a necessidade de participarem de um evento, é bastante interessante e poderá ser ampliado ainda mais no futuro. Ela ponderou que, por ser uma ferramenta nova, acredita que muitas pessoas possam ter tido dificuldades para participar. “Mas, todos nós precisamos fazer o necessário para participar e garantir as melhorias para a nossa região”, avaliou.

Perfil

Dos 3.359 participantes da Consulta Pública, 58,3% foram mulheres; 41,2% homens e 0,5% não se definiram como um dos dois gêneros (feminino e masculino). Por faixa etária, 807 pessoas de 30 a 39 anos; 755, entre 40 e 49 anos; seguido de 728 cidadãos de 20 a 29 anos; 535 com 19 anos ou menos; e, 534 com 50 anos ou mais.

Os setores que tiveram maior participação na consulta pública foram Jardim Aureny III (158 formulários), Arne 12 (106 Norte) com 84 respostas; Arne 13 (108 Norte) com 65; Jardim Aureny IV e Taquaruçu com 57 respostas cada.

Considerando a escolaridade, a maioria dos participantes declarou ter ensino superior completo, 54,5%, que correspondem a 1.600 com graduação superior, 180 com mestrado e 51 com doutorado. Já 1.121 pessoas afirmaram ter ensino superior incompleto (600 participantes) e ensino médio completo (521 participantes) que representam 33,4% dos 3.359 que participaram da Consulta Pública. Com um percentual menor, 12,1% dos participantes informaram ter ensino médio incompleto (264 pessoas), ensino fundamental completo (83 pessoas) e ensino fundamental incompleto (60 pessoas).

A Seplad analisará os formulários respondidos da Consulta Pública para incluir na proposta de PPA 2022-2025 as demandas apontadas como prioritárias. O projeto do PPA 2022-2025 deve ser enviado à Câmara Municipal até o dia 30 de novembro para ser avaliado pelos vereadores da Capital.