PPA 2022-2025: consulta pública quer ouvir as demandas da população sobre a ‘Saúde’ de Palmas

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Redação Secom | Publicado em 15 de outubro de 2021 às 10:17

Cidadão tem a oportunidade de apontar quais as ações que a gestão municipal deve priorizar para os próximos quatro anos

A Prefeitura de Palmas está com a Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 aberta e quer ouvir o cidadão sobre suas demandas para os próximos quatro anos. No formato digital, por meio do aplicativo Colab, a Consulta Pública pede avaliação da Capital, quais os pontos negativos e positivos, e quais as ações prioritárias que deverão ser adotadas nas principais áreas pela gestão municipal, como a saúde. O PPA é uma lei que passará por votação na Câmara Municipal e que define os objetivos, metas e prioridades do governo, sendo o principal instrumento de planejamento para implementação de políticas públicas.

“É fundamental a participação da população nessa fase da elaboração do PPA, porque os moradores, ao apontarem suas demandas, permitirão que políticas públicas mais eficientes sejam implementadas pela Prefeitura de Palmas”, explica o superintendente de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, José Augusto Rodrigues Santos Júnior. 

Como participar
O cidadão, após acessar o formulário da Consulta Pública no Colab, aplicativo disponível para os celulares Android ou iOS ou pelo site https://consultas.colab.re/ppapalmas, encontrará 23 perguntas, sendo os primeiros tópicos de identificação e avaliação geral, seguido da avaliação da área da educação, chegando na saúde quando poderá ser escolhida três das dez opções apresentadas. 

As opções apresentadas são: ampliar a oferta de serviços de laboratório (exames); construir novas unidades de saúde; ampliar a oferta de consultas e exames especializados; melhorar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); incrementar a distribuição de medicamentos; reformar, ampliar, reequipar e informatizar as unidades da rede municipal de saúde; capacitar os profissionais da área de saúde; reforçar combate às zoonoses; ampliar o atendimento de saúde bucal; melhorar a vigilância em saúde; e qualificar o acesso às ações e serviços na rede municipal de saúde. 

Como acessar o Colab
Após se cadastrar no Colab, a pessoa deve acessar o aplicativo no celular ou pelo site colocando o seu login e senha. Depois de entrar, deverá buscar a área de pesquisa, apenas deslizando a barra de rolagem da página. Caso esteja no computador, clique na barra vertical à direita, no celular, basta deslizar o dedo. Os dados dos participantes estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).