PPA 2022-2025: habitação, regularização fundiária e infraestrutura são tópicos da Consulta Pública

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Secom - Redação | Publicado em 21 de outubro de 2021 às 17:03

Palmenses poderão escolher até três prioridades em cada tópico

Os palmenses têm até o dia 31 para participar da Consulta Pública, que é parte do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, e contribuir com a construção de Palmas. Entre os tópicos abordados pelo formulário estão ‘Habitação e Regularização Fundiária’ e ‘Infraestrutura, Planejamento e Serviços Urbanos’, onde o cidadão poderá escolher até três prioridades. Em razão da pandemia da Covid-19, a participação do cidadão está ocorrendo em formato digital, por meio do aplicativo Colab ou pelo site https://consultas.colab.re/ppapalmas.

Quais devem ser as prioridades da Prefeitura de Palmas para os próximos quatro anos nas áreas da habitação e regularização fundiária? O formulário apresenta as seguintes opções: construir mais unidades habitacionais; fomentar programa habitacional para famílias com renda de até seis salários; realizar ações de regularização fundiária; ampliar as ações de serviço técnico social com as famílias beneficiadas com moradia; evitar e combater ocupações irregulares.

No tópico ‘Infraestrutura, Planejamento e Serviços Urbanos’, o formulário da Consulta Pública abre com as seguintes ações: ampliar a pavimentação das vias urbanas; investir na manutenção e conservação do asfalto; melhorar e ampliar a iluminação pública; recuperar praças, parques e prédios públicos; reduzir problemas de alagamento nas vias urbanas; realizar estudos para alongamento da Avenida Teotônio Segurado na região norte; ampliar os acessos e a organização dos estacionais das marginais e das rodovias, promover a educação urbanística dos cidadãos, melhorar os serviços de obras e posturas e revisar as leis urbanísticas.

Na área da limpeza, as propostas são melhorar e ampliar os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo e a distribuição dos contêineres, como também, incrementar a gestão do aterro sanitário.

O cidadão que não tiver interesse ou conhecimento para opinar sobre os dois tópicos, basta escolher a última alternativa ‘Não sei ou não quero opinar’ e ir para a próxima pergunta. A Consulta Pública tem 23 perguntas que o cidadão poderá responder, todas ou não, divididas nos seguintes tópicos: Educação; Saúde; Juventude, Esporte e Lazer; Assistência Social e Defesa dos Direitos; Habitação e Regularização Fundiária; Mobilidade Urbana; Segurança Pública; Desenvolvimento Rural e Agronegócio; Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energias Sustentáveis; Cultura e Turismo; Economia, Emprego e Renda; e Transparência, Controle e Gestão.

Consulta Pública do PPA

Aplicativo Colab está disponível para iOS ou Android, basta pesquisar na loja de aplicativos pelo nome Colab.

Acesse o Colab pelo aplicativo ou pelo site consultas.colab.re/ppapalmas e faça o cadastro. Após, faça o login e busque a Consulta Pública; caso esteja no computador, clique na barra vertical à direita, no celular, basta deslizar o dedo.