PPA 2022-2025: População palmense poderá apontar quais devem ser a prioridades da Prefeitura na educação

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 14 de outubro de 2021 às 14:44

Após preencher as sete perguntas iniciais, o formulário com as questões oferecerá ao cidadão opções para colaborar com as ações dos próximos quatro anos

 

O cidadão palmense terá, como primeira área a ser abordada na Consulta Pública do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, a ‘Educação’, em que ele poderá escolher três opções das dez apresentadas no formulário e colaborar para definir as ações para os próximos quatro anos. A Consulta Pública é uma das etapas do processo de elaboração do PPA 2022-2025 e segue aberta para a participação da população até o próximo dia 31, por meio do aplicativo Colab ou pelo seu site https://consultas.colab.re/ppapalmas .

O formulário com as questões vem logo depois das sete perguntas iniciais no Colab (https://consultas.colab.re/ppapalmas).

Os pontos de ações na ‘Educação’ apresentados no formulário da Consulta Pública são: ampliar o número de vagas nas escolas; melhorar a infraestrutura das unidades educacionais, ou seja, climatizar e formar as salas de aula ou das quadras poliesportivas; melhorar a rede tecnológica nas escolas, como instalação de salas de aula com lousas digitais, laboratório com computadores e uso de equipamentos multimídias; ou modernizar a estrutura dos estabelecimentos de ensino.

Indo além da infraestrutura na ‘Educação’, a Prefeitura de Palmas também apresenta outras opções, como: intensificar as ações de enfretamentamento a evasão escolar, ou seja, o abandono da escola pelos alunos; manter e ampliar o acervo das bibliotecas; ampliar os programas de ensino referente à educação inclusiva dos alunos; melhorar ou ampliar o transporte escolar; ofertar a formação continuada aos professores e melhorar a gestão nas escolas.

Palmas conta atualmente com 78 unidades educacionais, sendo 33 centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 45 escolas. Este ano foram ofertadas 47.042 vagas, e foram confirmadas 42.949 matrículas.

O cidadão que não queira responder sobre a área da ‘Educação’, basta escolher a última alternativa “ Não sei ou não quero opinar”, que seguirá para o próximo tópico: ‘Saúde’.

E, caso alguma demanda não esteja entre os pontos elencados, ao final das perguntas o cidadão poderá escrever as ações que deseja ver implementadas e que não foram contempladas no formulário.

 

Consulta Pública do PPA

 

Aplicativo - iOS ou Android: basta pesquisar na loja de aplicativos pelo nome Colab

Site: https://consultas.colab.re/ppapalmas

Antes de começar a responder é preciso fazer o cadastro, que é obrigatório e fundamental para o processo de elaboração do PPA. Sendo necessário informar CPF e e-mail. Os dados dos participantes estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).