PPA 2022-2025: transporte, calçadas e redução de acidentes são desafios na mobilidade urbana

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Redação Secom | Publicado em 24 de setembro de 2021 às 18:46

Servidores da Prefeitura de Palmas e professores da UFT debateram problemas e soluções para os próximos quatro anos na Câmara Técnica

O tema da Câmara Técnica desta sexta-feira, 24, foi Mobilidade, realizada no formato virtual. A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) destacou como desafios a priorização do transporte coletivo social e de qualidade; execução de calçadas e ciclovias; redução de acidentes de trânsito graves e fatais; conexão com as demais políticas urbanas e sociais; criação de diretrizes para aberturas e pavimentos de vias públicas; estruturação e institucionalização da política de mobilidade urbana.

A Sesmu, por meio da superintendente de Trânsito e Transporte, Valeria Oliveira, destacou a necessidade da criação de um sistema viário estruturante com diretrizes a partir do serviço de transporte coletivo, onde a abertura e pavimentação teriam como foco o atendimento ao transporte público, e também criar um observatório para monitorar o nível de segurança viária em Palmas.

Outros pontos apresentados como desafios foram o adensamento dos vazios urbanos, arborização das calçadas e ciclovias, aberturas de novos loteamentos somente com a possibilidade de expansão do serviço de transporte público, revisão e alteração do uso do solo, alteração das vagas de estacionamento nos empreendimentos próximos aos eixos de transporte prioritários e implantação de postos de pesagem e fiscalização de veículos de carga.

O professor do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), João Aparecido Bazolli, destacou a importância da política de mobilidade urbana de Palmas estar em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Ele ainda frisou que a ampliação do transporte coletivo é fundamental no debate das mudanças climáticas e que deve ser pensada não como uma política a ser custeada pelo usuário, mas sim, um serviço sem custo, com grandes investimentos.

A professora do curso de Engenharia Civil da UFT, Lílian Bracarense, que é doutora em Transportes e mestre em Logística Urbana, argumentou que é preciso mudar o paradigma sobre o investimento no transporte coletivo urbano, pois o serviço de qualidade e de custo zero ou barato possibilita e incentiva o desenvolvimento econômico da cidade, reduz os acidentes de trânsito e logo o custo em saúde, além de melhorar o meio ambiente.

 

Próxima reunião

Na segunda-feira, 27, o tema da Câmara Técnica será ‘Cultura e Turismo’. A reunião, no formato on-line, será às 14h30, e contará com a participação de servidores das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Emprego, de Desenvolvimento Social, da Educação, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Segurança e Mobilidade Urbana, da Saúde, do Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais e o Instituto de Planejamento Urbano de Palmas. Também foram convidados a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio) e o Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

PPA 2022-2025: reuniões das câmaras técnicas

27 de setembro - Cultura e Turismo

28 de setembro - Meio Ambiente

30 de setembro - Econômico